Fórmula 1: Chegada de Hamilton alivia pressão sobre Leclerc, segundo Vasseur

A chegada de Lewis Hamilton à Ferrari na temporada 2025 da Fórmula 1 é vista como um fator positivo para Charles Leclerc, segundo o chefe da equipe, Frédéric Vasseur. A mudança, que colocou Hamilton sob os holofotes, permitiu que Leclerc tivesse uma pré-temporada mais tranquila, focando em sua preparação individual.

“Para mim, isso significou que a pré-temporada foi um pouco mais na sombra, mas eu gostei”, disse Leclerc à imprensa, durante os testes de pré-temporada no Bahrein. “Eu me concentrei em mim mesmo, estou me esforçando ao máximo para estar pronto para a primeira corrida e estou realmente ansioso por este ano. Espero que comecemos o ano de uma forma mais positiva.”

Vasseur acredita que a presença de Hamilton aliviará a pressão sobre Leclerc, o que terá um impacto positivo em seu desempenho na próxima temporada. “Desde o primeiro dia em que comecei a conversar com Lewis, estava convencido de que seria benéfico para Charles, porque tiraria um pouco da pressão dele”, disse Vasseur ao La Gazzetta dello Sport. “E então, depois de alguns anos ao lado de Carlos (Sainz), a melhor maneira de aprender era ter um novo companheiro de equipe.”

O chefe da Ferrari também destacou que a concorrência interna entre Hamilton e Leclerc deve impulsionar a equipe. “O que Leclerc e Hamilton têm em comum? Eles vestem o mesmo uniforme. Ambos têm uma mentalidade de campeão, são entusiasmados e exigentes. Eles levam a equipe ao limite, precisamos desse tipo de concorrência interna. É um processo de emulação, o desempenho vem da comparação”, acrescentou.

A Ferrari espera que a experiência de Hamilton, com seus sete títulos mundiais, seja o ingrediente que faltava para encerrar a seca de títulos da equipe, que dura desde 2008. Vasseur acredita que a dupla Hamilton-Leclerc tem potencial para conquistar o campeonato, mas reconhece que o sucesso dependerá do desempenho do carro. “Não quero me aventurar em previsões. Temos dois pilotos de ponta, eles mostraram que podem vencer corridas e campeonatos. Espero que ganhem muitas corridas, então, na segunda metade da temporada, veremos onde estamos na disputa pelo título”, encerrou Vasseur.