Fórmula 1: Chefe da McLaren acredita que Norris alcançou nível de Verstappen

Chefe da McLaren acredita que britânico pode lutar pelo título em 2025

O chefe da McLaren, Andrea Stella, acredita que Lando Norris mostrou estar no mesmo nível de Max Verstappen durante a temporada 2024, assim que recebeu um carro competitivo. O britânico conquistou sua primeira vitória na Fórmula 1 em Miami e, a partir dali, se manteve como um dos principais adversários do holandês.

Stella destacou a importância das atualizações do MCL38 no início da temporada passada:

“Acho que há duas principais lições da última temporada”, afirmou o italiano durante o lançamento do carro para 2025. “A primeira é que o principal déficit de pontos entre Lando e Max foi acumulado no início da temporada.”

O RB20 da Red Bull dominou as primeiras corridas, com Verstappen vencendo sete das dez primeiras provas. Já a McLaren começou o ano como o quarto melhor carro, mas, após o GP de Miami, Norris venceu e se colocou na briga pelo título.

“Se olharmos para o Bahrein, éramos provavelmente o quarto melhor carro naquela época, até que atualizamos o carro em Miami. A partir daí, a diferença entre Max e Lando se manteve bastante consistente”, explicou Stella.

“Precisamos dar ao Lando e ao Oscar [Piastri] um carro que seja competitivo para disputar pódios desde o início.”

McLaren aposta na mentalidade de campeão de Norris
Além da evolução técnica da McLaren, Stella também destacou o crescimento pessoal de Norris ao longo de 2024. O britânico enfrentou Verstappen em disputas diretas e, embora tenha levado a pior em confrontos como na Áustria e em Austin, reagiu de forma impressionante no México.

“A segunda lição [de 2024] é que vi o Lando crescer muito rápido ao longo da temporada”, observou Stella. “Ele já era um piloto incrível e mostrou isso imediatamente em Miami, assim que teve o carro certo para vencer.”

O chefe da equipe apontou a adaptação rápida de Norris como um diferencial:

“Se olharmos para o número de pódios, Lando marcou tantos pontos quanto Max desde Miami. E a velocidade com que ele aprendeu em situações difíceis foi impressionante”, disse. “Pense na disputa com Max na Áustria e em Austin, e depois como ele soube reagir no México. Ele sabia exatamente o que fazer contra o Max naquela corrida.”

Outro exemplo citado por Stella foi o GP de Las Vegas, onde Norris conseguiu preservar melhor os pneus após sofrer com desgaste excessivo nos primeiros stints:

“Ele mudou completamente o ritmo no último stint depois de termos sofrido tanto com o graining. Aprendeu rápido e demonstrou todas as qualidades, habilidades e a mentalidade para ser um campeão mundial.”

McLaren aposta em sua dupla de pilotos
Stella também destacou a força do conjunto formado por Norris e Oscar Piastri. O jovem australiano terminou o campeonato com boas atuações e, segundo o chefe da equipe, tem potencial para disputar o título em breve.

“Posso dizer o mesmo sobre o Oscar. Estamos em uma posição privilegiada, com dois pilotos capazes de vencer”, afirmou. “Agora a pressão está sobre a equipe para dar a eles um carro competitivo logo no início da temporada.”

A McLaren aposta no novo MCL39, apresentado nesta semana, para iniciar 2025 com força total e evitar a necessidade de uma corrida de recuperação, como aconteceu no ano passado.