Fórmula 1: Brown prefere Verstappen na Red Bull do que na Mercedes em 2026

Zak Brown, CEO da McLaren, admitiu que prefere ver Max Verstappen continuar na Red Bull Racing a se transferir para a Mercedes na temporada 2026 da Fórmula 1. O motivo, segundo o dirigente, é a confiança no potencial da equipe alemã diante das novas regras de motores que entrarão em vigor no próximo ano.

Em entrevista ao jornal De Telegraaf, Brown afirmou que chegou a sondar a situação contratual de Verstappen com seu empresário, Raymond Vermeulen. “É meu trabalho acompanhar o mercado e saber o que está acontecendo”, disse ele. Na mesma época, o dirigente também negociava a renovação contratual com Oscar Piastri.

“Quero conseguir prever se alguma peça pode se mover e causar um efeito dominó. Isso poderia reacender o interesse em meu piloto. Foi por isso que fiz perguntas”, afirmou Brown.

Apesar da estabilidade atual da dupla Lando Norris e Piastri, o dirigente norte-americano deixou claro que está atento a qualquer movimentação de mercado. E deixou explícita sua preferência. “Se você me perguntar agora, olhando para o cenário atual, eu prefiro ver Max na Red Bull do que na Mercedes”.

Brown justificou essa opinião com base na preparação de cada equipe para a temporada de 2026, quando novos regulamentos de motores entrarão em vigor. “Tenho enorme confiança na Mercedes. Basta olhar o histórico deles como fornecedora de motores e a postura que demonstram”, afirmou. A McLaren seguirá utilizando as unidades de potência da Mercedes na nova era técnica da Fórmula 1.

Sem citar diretamente a Red Bull Racing, Brown criticou as recentes discussões sobre fazer alterações nos novos regulamentos que já estavam definidos. “Muitas partes querem mudanças nas regras dos motores. Se você acredita que está competitivo, não quer mudar nada”, acrescentou.

Segundo várias fontes, a Red Bull vem tendo problemas no desenvolvimento do seu próprio motor através da Red Bull Powertrains-Ford, e isso explicaria a equipe ser a principal interessada em que as novas regras sejam alteradas, antes mesmo de sua implementação em 2026.

Brown concluiu destacando que, mesmo otimista com o futuro, a McLaren segue trabalhando intensamente. “Vejo que a Mercedes está confortável, assim como nós estamos com as mudanças que virão no GP de Barcelona (com regras mais rígidas sobre flexibilidade das asas). Mas isso não significa que vamos relaxar”, finalizou o CEO da McLaren.

O F1MANIA.NET acompanha o GP de Miami ‘in loco’ com Victor Berto.

🎥 Vídeos mais recente