Fórmula 1: Brown admite erro com seus pilotos no GP da Itália em 2024

A McLaren admitiu que errou na forma como lidou com a disputa entre Lando Norris e Oscar Piastri no GP da Itália de Fórmula 1 em 2024. Zak Brown, chefe da equipe, reconheceu que a decisão de permitir que os pilotos corressem livremente em Monza, sem ordens de equipe, pode ter custado pontos importantes na luta pelo campeonato de pilotos e também no de construtores, que ainda assim foi conquistado pela própria McLaren entre as equipes.

Norris e Piastri largaram na primeira fila em Monza, aproveitando as dificuldades da Red Bull Racing no circuito italiano. No entanto, a equipe optou por aplicar as chamadas ‘regras papaya’, que basicamente significavam ‘não batam um no outro’, sem favorecer Norris, que tinha mais chances no campeonato de pilotos.

Faça o F1Mania.net sua fonte preferida de notícias no Google e também no Google Discover.

Na primeira volta, Piastri aproveitou o vácuo de Norris e fez uma ultrapassagem ousada por fora nas curvas 4 e 5, assumindo a liderança. Norris caiu para terceiro, atrás de Charles Leclerc, que venceu a corrida. Piastri terminou em segundo e Norris em terceiro, resultando em uma perda de pontos para Norris em relação a Max Verstappen, que terminou em sexto naquela corrida.

A decisão de permitir a disputa livre entre os pilotos foi questionada, especialmente considerando que Norris poderia ter conquistado mais pontos se tivesse vencido a corrida. Se Norris tivesse vencido com a volta mais rápida, teria somado 26 pontos, contra 8 de Verstappen, uma diferença de 11 pontos. No entanto, Verstappen acabou conquistando o título com 67 pontos de vantagem.

Depois de um desentendimento anterior na Hungria sobre ordens de equipe, a McLaren decidiu impor essas ordens a favor de Norris nas corridas finais da temporada. Na nova temporada da série da Netflix, ‘Drive to Survive’, Norris, Piastri e Brown comentaram sobre o ocorrido em Monza no ano passado.

Siga o F1Mania.net e receba as últimas notícias da Fórmula 1 pelo WhatsApp.

“Se eu esperasse que ele fizesse aquilo (a ultrapassagem em Monza), ele nunca teria tido a chance de fazer”, disse Norris. “Provavelmente nos custou a vitória.”

Piastri afirmou que a decisão de permitir a disputa livre na primeira curva era de Brown. “Somos livres para correr um contra o outro, então não há regra sobre a primeira curva, essa decisão cabe ao Zak”, disse Piastri.

Brown reconheceu o erro da equipe. “Erramos nisso, e se vamos vencer o campeonato de construtores, precisamos minimizar os erros”, afirmou Brown no documentário. Questionado se a decisão custaria o campeonato, Brown respondeu: “Prefiro não pensar nisso, então decidi que não vou pensar nisso”, completou ele em seu depoimento naquela ocasião.