Segundo Pedro de la Rosa, a chegada de Adrian Newey à Aston Martin já está transformando a equipe. O espanhol, que é embaixador da equipe, afirmou que o engenheiro, contratado oficialmente em março deste ano, exerce uma “influência tremenda” mesmo antes de começar a trabalhar no carro de 2026.
“Adrian tem uma influência tremenda, não só por ser o aerodinamicista mais talentoso da história da F1, mas também porque sua presença motiva os outros na equipe”, disse De la Rosa ao site tcheco F1sport.auto. “Todos querem trabalhar com Adrian e entender seus métodos.”
De la Rosa não foi o único a notar mudanças. o bicampeão Fernando Alonso também já comentou sobre a diferença no ambiente desde a chegada do britânico, que veio de um projeto vitorioso com a Red Bull. Porém, Alonso deixou claro que não é papel de Newey consertar o carro 2025, que está com baixo desempenho.
“Simplesmente por estar conosco, ele transforma a equipe de dentro para fora – algo que não pode ser quantificado em números”, continuou Pedro de la Rosa. “Não se trata apenas do conhecimento que Adrian traz, mas também do aspecto emocional e inspirador. Adrian é um grande nome que se junta à equipe, mas não é o único. Além disso, não devemos subestimar o enorme talento que já temos no time”, concluiu.
A Aston Martin segue confiando a Newey o projeto do carro para o novo regulamento da Fórmula 1. Quanto a sua dupla de pilotos, ainda é uma incógnita. Existem rumores de que Max Verstappen pode estar de mudança para a equipe, apoiado por um fundo de investimentos da Arábia Saudita.