O jovem piloto Andrea Kimi Antonelli revelou ter encontrado um ‘ponto de virada’ no GP do Japão de Fórmula 1, que impulsionou sua confiança com o carro da Mercedes para a temporada de 2025. Em sua temporada de estreia na categoria, Antonelli conquistou seu terceiro resultado consecutivo na zona de pontuação com um sexto lugar em Suzuka no último final de semana.
Após uma corrida desafiadora na China, onde ficou 42 segundos atrás de seu companheiro de equipe George Russell, apesar de ter sofrido danos na primeira volta, Antonelli enfrentou dificuldades nos treinos livres no Japão. No entanto, uma recuperação impressionante na sessão de classificação, o levou a garantir a sexta posição no grid de largada, completando um bloqueio da terceira fila para a Mercedes.
Mantendo sua posição na largada, Antonelli aproveitou os pneus mais novos de um primeiro stint mais longo, para terminar a corrida a menos de dois segundos de Russell. O italiano, que se tornou o piloto mais jovem na história da F1 a liderar um GP e a marcar a volta mais rápida em corridas diferentes, expressou maior satisfação com o fim de semana em comparação com a etapa de Xangai.
“Sim, estou muito mais feliz com hoje (domingo), foi muito melhor que na China”, disse Antonelli à imprensa. “Fiquei muito feliz com o ritmo, finalmente mostramos um bom ritmo, consistência, especialmente com os pneus duros. Com os médios, as primeiras quinze voltas foram um pouco difíceis, mas depois que fiquei em ar limpo, o ritmo melhorou bastante. Então, quando passei para os pneus duros, foi outro passo à frente e estou muito feliz com isso.”
Antonelli afirmou que a estratégia de estender seu stint com pneus médios, não estava planejada inicialmente. “Tenho que dizer que o plano era diferente, era para parar mais cedo, mas como o ritmo estava melhorando volta após volta e consistentemente, decidimos ficar na pista porque não tínhamos ameaça de ninguém atrás e então tentamos algo diferente”, acrescentou.
O piloto revelou que estava ansioso para alcançar seu companheiro de equipe nas voltas finais, enquanto ambos consolidavam a segunda posição da Mercedes no campeonato de construtores. No entanto, Antonelli se mostrou otimista com o progresso que fez na compreensão do W16 da Mercedes durante o fim de semana em Suzuka, o que o coloca em uma boa posição para as próximas etapas.
“Sim, a sessão de classificação foi um grande ‘clique’ porque definitivamente consegui, já naquela sessão, sentir mais o carro e forçá-lo mais, e hoje (domingo) foi outro passo à frente. Estou realmente ansioso para explorar ainda mais nos próximos finais de semana, porque agora tenho a sensação de que posso novamente brincar com o carro e isso é algo que não consegui fazer nos dois finais de semana anteriores (Austrália e China), simplesmente porque estava definitivamente um pouco mais tenso ao pilotar. Bem, agora, é claro, estou ganhando mais experiência com os pneus e com o próprio carro, então também consigo senti-lo mais, então definitivamente foi um bom impulso de confiança”, completou Antonelli.