Andrea Kimi Antonelli revelou a grande mudança mental que ocorreu após seu acidente no TL1 do Grande Prêmio da Itália de Fórmula 1 em 2024, um momento que gerou muitas preocupações sobre a estreia do jovem italiano na categoria com a Mercedes em 2025.
Substituindo George Russell no TL1 em Monza no ano passado, Antonelli sofreu um forte acidente na Parabolica em sua segunda volta rápida na sessão, deixando o carro em um estado comparável a uma ‘caixa de Lego’, nas palavras do chefe da equipe, Toto Wolff. No entanto, o piloto de dezoito anos, que foi anunciado como substituto de Lewis Hamilton no dia seguinte ao acidente, fez sua estreia na F1 com uma impressionante corrida até o quarto lugar no caótico GP da Austrália, após largar em 16º devido a danos no carro na sessão de classificação.
Antonelli realizou ultrapassagens limpas sobre Nico Hulkenberg e fez uma manobra ousada sobre Alex Albon na parte externa da rápida curva 9 no circuito em Melbourne, na chuva, enquanto escalava o pelotão. O italiano explicou como o acidente em Monza o levou a redefinir sua abordagem de ‘sem medo’.
“Monza foi realmente um momento terrível para mim como piloto, mas acho que você aprende com isso”, disse Antonelli à imprensa. “Aprendi muito com aquilo e acho que mudei muito como pessoa, e também como piloto em termos de abordagem depois daquele final de semana. Porque não vou mentir, quando entrei no TL1 em Monza, estava forçando, me sentia livre para forçar e não tinha medo, era uma volta de Q3, classificando no limite absoluto e não me importando com mais nada, era pura pressão”.
“Mas aprendi depois disso, especialmente como estavam algumas das condições naquele TL1 em Monza, a pista estava super suja, super escorregadia, então é melhor dar um passo para trás e é melhor forçar progressivamente e construir a sessão. Mas quando um erro como esse acontece, você dá muito mais passos para trás do que avançaria, então definitivamente mudei muito e minha abordagem mudou muito. Claro, a tendência é tentar ir para a pista e encontrar o limite, mas de uma forma mais inteligente”, completou Antonelli.