Fernando Alonso destacou a necessidade de tempo, para que a Aston Martin e Adrian Newey alcancem o sucesso na Fórmula 1, comparando a categoria com o futebol, mas comentando sobre as diferenças entre os esportes.
Adrian Newey, que se juntou à Aston Martin como Parceiro Técnico Gerente há menos de um mês, está focado em aplicar suas ideias de design para garantir que a equipe aproveite ao máximo as mudanças de regulamentos em 2026.
Newey é uma peça fundamental no plano do proprietário da equipe, Lawrence Stroll, de transformar a Aston Martin em um time vencedor, que inclui uma fábrica e túnel de vento de última geração, motores Honda (em 2026) e uma estrutura organizacional revitalizada sob o comando do CEO e chefe da equipe, Andy Cowell.
No entanto, Alonso argumenta que, apesar de ter os ingredientes-chave para o sucesso, a Aston Martin precisará de tempo para colher os frutos. “Acho que o pacote está completo agora, então precisaremos de tempo”, disse Alonso à imprensa no final de semana do GP da Austrália. “Isto não é futebol. Futebol é muito fácil, você pega o melhor campo, o melhor treinador, os melhores jogadores e eventualmente você ganha talvez a próxima partida. Na F1, você pode ter as melhores instalações e as melhores pessoas, mas ainda precisa de tempo para juntar todos os ingredientes e vencer, e temos muitos exemplos na história da F1. Acho que agora a equipe não carece de nada em comparação com as equipes de ponta em termos de instalações e pessoas, talento e túnel de vento, todas essas coisas, mas ainda precisamos do tempo para juntar tudo. Espero que 2025 seja suficiente para usar esse tempo em tirar todas as lições e aprender e preparar para 2026, combina muito bem com a mudança de regulamento também para o próximo ano, mas não há garantia.”
Alonso também reconheceu que a Aston Martin não é a única com capacidade para ter sucesso. “Na F1, temos muitos exemplos de grandes equipes e grandes organizações que ainda não conseguem vencer, porque todos são tão perfeitos aqui que você precisa fazer algo extra, e tentaremos fazer isso o mais rápido possível e encurtar se pudermos”, acrescentou.
Sobre Newey, Alonso afirmou: “Ainda não conversamos em detalhes. Obviamente, estivemos todos muito ocupados desde os testes no Bahrein até a corrida na Austrália, depois direto para cá na China. Quando voltarmos para a fábrica, esperamos ter mais tempo para sentar e conversar adequadamente. Mas sei que ele está muito motivado e totalmente envolvido em tudo o que está por vir para 2026. Ele também está observando o que estamos fazendo todos os finais de semana de corrida. Estou definitivamente ansioso para trabalhar com ele. Conheço seu pensamento, conheço sua abordagem nos últimos anos, já conversamos por muitos anos, estivemos juntos no GP Histórico em Mônaco no ano passado, almoçamos juntos. Então, sei do que ele é capaz e estou animado para o futuro”, finalizou o piloto espanhol.
Alonso completará 45 anos na próxima temporada, e 2026 pode muito bem ser sua última na Fórmula 1. Se Newey e Aston Martin entregarem os resultados esperados, a última temporada de Alonso na categoria pode se tornar histórica.