Fernando Alonso, às vésperas do GP da China de Fórmula 1, etapa com formato Sprint, falou sobre seu futuro na categoria. O bicampeão afirmou que ainda se sente competitivo e motivado para correr, mas que deixará a categoria caso perceba que seu ritmo está em declínio.
Alonso destacou o fato de que sete pilotos do grid atual sequer haviam nascido quando ele fez sua estreia na F1, em 2001. “É um privilégio continuar correndo e fazendo o que amo, que é correr com carros”, disse o piloto da Aston Martin na coletiva de imprensa da FIA antes do GP da China. “Tive a sorte de correr e experimentar muitas eras diferentes da categoria e ainda estou aqui, me sentindo competitivo e motivado para viajar pelo mundo e correr com esses carros. E o mais importante, acho, é me sentir competitivo.”
O piloto espanhol destacou que, caso essa sensação de competitividade desapareça, ele será o primeiro a deixar a F1. “Se um dia eu sentir que não sou rápido, ou sentir que estou tendo dificuldades com o ritmo, ou qualquer coisa, serei o primeiro a não gostar disso”, acrescentou.
Alonso, conhecido por sua competitividade, também comparou seu desempenho atual com o de anos anteriores. “Sou uma pessoa ultra competitiva. Então, para mim, o mais importante é que fiz minha estreia em 2001. Corri o primeiro GP da China em 2004 aqui e em 2025 estou aqui e sou tão rápido quanto eu era em 2004, ou é o que eu sinto. Mais rápido agora porque talvez existam ferramentas diferentes agora e diferentes possibilidades para nós, pilotos, nos aprimorarmos ao longo de nossas carreiras, então como eu disse, me sinto privilegiado por estar aqui”, completou o espanhol.
