Fórmula 1: Alonso diz que continua motivado, mas atento ao próprio ritmo

Fernando Alonso, às vésperas do GP da China de Fórmula 1, etapa com formato Sprint, falou sobre seu futuro na categoria. O bicampeão afirmou que ainda se sente competitivo e motivado para correr, mas que deixará a categoria caso perceba que seu ritmo está em declínio.

Alonso destacou o fato de que sete pilotos do grid atual sequer haviam nascido quando ele fez sua estreia na F1, em 2001. “É um privilégio continuar correndo e fazendo o que amo, que é correr com carros”, disse o piloto da Aston Martin na coletiva de imprensa da FIA antes do GP da China. “Tive a sorte de correr e experimentar muitas eras diferentes da categoria e ainda estou aqui, me sentindo competitivo e motivado para viajar pelo mundo e correr com esses carros. E o mais importante, acho, é me sentir competitivo.”

O piloto espanhol destacou que, caso essa sensação de competitividade desapareça, ele será o primeiro a deixar a F1. “Se um dia eu sentir que não sou rápido, ou sentir que estou tendo dificuldades com o ritmo, ou qualquer coisa, serei o primeiro a não gostar disso”, acrescentou.

Alonso, conhecido por sua competitividade, também comparou seu desempenho atual com o de anos anteriores. “Sou uma pessoa ultra competitiva. Então, para mim, o mais importante é que fiz minha estreia em 2001. Corri o primeiro GP da China em 2004 aqui e em 2025 estou aqui e sou tão rápido quanto eu era em 2004, ou é o que eu sinto. Mais rápido agora porque talvez existam ferramentas diferentes agora e diferentes possibilidades para nós, pilotos, nos aprimorarmos ao longo de nossas carreiras, então como eu disse, me sinto privilegiado por estar aqui”, completou o espanhol.