Nos últimos dias vem sendo bastante cogitada uma possível troca de Liam Lawson por Yuki Tsunoda já no GP do Japão, próxima etapa do calendário. O ex-piloto de Fórmula 1, Christijan Albers, afirmou que essa troca poderia ser um grande risco para a Red Bull Racing.
Rumores surgiram após o GP da China sobre uma possível mudança na ‘família’ Red Bull entre Lawson e Tsunoda, depois que o neozelandês se classificou em último lugar tanto na corrida Sprint quanto no GP de domingo, sem progredir efetivamente em nenhuma das etapas.
No entanto, Albers, falando no podcast de F1 do De Telegraaf, prevê que uma troca tão precoce pode levar a uma situação ainda pior: “Tenho que dizer, não gosto disso. No início da temporada, todos concordaram que Lawson era a opção certa. Muitas pessoas concordaram, e nós só temos que dar a ele uma chance. Eu só espero que ele não ‘quebre’ mentalmente. Tenho um pouco de medo disso”, acrescentou ele.
Tsunoda teve um início de temporada forte pilotando pela Racing Bulls, classificando-se para todas as sessões de Q3 até agora este ano, mas marcou apenas três pontos na corrida Sprint na China após uma decisão de estratégia ruim da equipe e um colapso incomum da asa dianteira.
Albers acredita que o fato do japonês ter que lidar com a pressão adicional do apoio da torcida em casa, também pode levá-lo a falhar: “Se eu fosse a Red Bull, nunca faria essa troca para o Japão. Claro que é bom para a Honda, mas por outro lado, você não sabe o que Lawson pode fazer, porque ele não tem muita experiência no Japão. Em segundo lugar, você coloca muita pressão em Tsunoda ao lado de Max (Verstappen). Então você também terá um problema sério, e pode ‘quebrá-lo’ mentalmente também. Assim, em breve, você terá mais um grande problema, porque terá dois pilotos que não gostam mais disso. E então? O que a Red Bull vai fazer então?” concluiu Albers.