Nesta-quarta feira (09), A FIA e McLaren se juntaram para criar um manual que ajude as equipes de Fórmula 1 a produzirem carros de forma mais sustentável, em colaboração com a empresa Deloitte UK.
Chamado de ‘F1 Constructors Circularity Handbook’ (Manual de circularidade dos construtores de F1), o manual vai ser distribuído pra todas as equipes e tem como objetivo diminuir o desperdício, economizar recursos e aproveitar melhor os materiais usados na produção dos carros.
A ideia é ensinar como coletar dados, analisar o que pode ser reutilizado e até criar “uma métrica única de circularidade”.
A McLaren foi a primeira equipe a receber o credenciamento ambiental de três estrelas da FIA e primeira a testar o uso de fibra de carbono reciclada em seus carros nos últimos anos.
Nikolas Tombazis, diretor de monopostos da FIA, disse que o tema é prioridade e pode até gerar novas regras no futuro.
“Todos os temas ambientais vêm ganhando importância na última década de forma rápida e vão continuar ganhando. É nossa obrigação com a sociedade, com o esporte e com a sustentabilidade a longo prazo continuar avançando nesses tópicos”, afirmou Tombazis.
“Muitos componentes são fabricados e usados diariamente. Medir e incentivar o uso mais responsável e sempre que possível, a reutilização desses componentes é essencial.”
Ele também disse que o trabalho da McLaren mostra que dá pra ser sustentável sem perder desempenho: “Eles estão na frente nesse tema e, ao mesmo tempo, estão indo muito bem na pista. Isso mostra que as duas coisas não são incompatíveis.”
Por enquanto, o manual vale só pra construção do chassi. Mas a ideia é expandir isso no futuro para motores e pneus.
“Essa é uma mensagem importante de inovação através do automobilismo,” finalizou Tombazis.