Toto Wolff deixou claro que a Mercedes não pretende copiar o sistema de freios usado pela McLaren, que tem sido um dos segredos por trás do desempenho impressionante da equipe em 2025, que atualmente é líder dos dois campeonatos da Fórmula 1.
Um dos pontos fortes do carro da McLaren é a capacidade de manter a temperatura dos pneus sob controle, evitando o desgaste excessivo dos pneus, o que levantou suspeitas em outras equipes, especialmente na Red Bull. Depois de supostamente reclamar sobre a legalidade dos freios da McLaren no ano passado, a Red Bull agora estaria tentando copiar o sistema.
Wolff, por outro lado, foi direto ao negar qualquer intenção de fazer o mesmo: “Não, acho que já dissemos que é preciso aceitar quando alguém faz uma boa engenharia. Existe uma equipe técnica envolvida, e esses caras não têm dúvidas de que existe a possibilidade de estar fora da legalidade. Então o que se deve fazer é observar, aprender e tentar entender.”
Andy Cowell, chefe da Aston Martin, também elogiou a McLaren: “Acho que todos nós já experimentamos o sucesso e sabemos que é muito raro existir algum tipo de solução mágica para o desempenho,” disse Cowell.
“É atenção aos detalhes em todos os aspectos, e acho que esse é o segredo da McLaren no momento. Eles foram atrás de tudo com muita precisão e conseguiram juntar todas as coisas. Essa é a missão que estamos tentando seguir: alcançar eles,” concluiu.
O F1MANIA.NET acompanha o GP de Mônaco ‘in loco’ com o jornalista Rodrigo França.