George Russell recebeu muitos elogios de Toto Wolff após vencer o GP da Áustria de Fórmula 1 de forma convincente. O chefe da Mercedes classificou a atuação do britânico como ‘perfeita e de sangue frio’, destacando a execução impecável do piloto ao longo de todo o final de semana em Spielberg.
Com a vitória conquistada a partir da pole position, Russell voltou ao segundo lugar no campeonato de pilotos, ultrapassando Lewis Hamilton na classificação. O triunfo também reduziu a diferença para o líder Kimi Antonelli, que terminou a corrida na terceira posição.
Segundo Wolff, o desempenho de Russell começou a ser construído ainda na sessão de classificação. O dirigente lembrou que o piloto britânico conseguiu garantir a pole, mesmo precisando reduzir a velocidade durante sua volta decisiva no Q3 por causa da bandeira amarela provocada pelo acidente de Max Verstappen, sendo considerado pelos comissários como tendo reagido corretamente à sinalização.
Na corrida, Russell manteve a liderança após a largada, controlou a vantagem durante praticamente toda a prova e administrou os pneus de forma eficiente. Para Wolff, a combinação entre velocidade, tranquilidade e execução da estratégia foi determinante para o resultado.
“Desde o Q3 de ontem até agora, foi uma execução perfeita. Ele foi rápido, administrou bem os pneus, teve sangue frio. Estou realmente muito feliz por ele. Ele sabe que consegue pilotar rápido, e às vezes, basta juntar tudo. Apenas pilote! Nunca é bom quando os pilotos pensam demais”, afirmou.

O dirigente também explicou qual foi a orientação dada ao britânico durante a corrida: “Dissemos que a melhor corrida é a mais rápida. Não fique administrando, apenas cuide para não destruir os pneus traseiros usando bem os dianteiros. Foi exatamente isso que ele fez, sem pensar demais na estratégia ou na diferença para quem vinha atrás. Apenas acelerou e extraiu o máximo do carro”, acrescentou.
Além de celebrar a vitória de Russell, Wolff elogiou o desempenho de Antonelli, que terminou em terceiro após pressionar Max Verstappen nas voltas finais. Apesar de reconhecer que o italiano exagerou na tentativa de assumir a liderança logo nas primeiras voltas, chegando a sair da pista duas vezes, o chefe da Mercedes aprovou sua postura agressiva: “Estou muito orgulhoso de Kimi. Ele queria conquistar a vitória logo nas primeiras voltas e isso acabou custando caro, mas gostei do entusiasmo. Ele simplesmente vai para cima. Você não consegue acelerar um burro, mas pode acalmar um cavalo de corrida”, encerrou o chefe da Mercedes.
