Andrea Kimi Antonelli recebeu elogios do chefe de equipe da Mercedes, Toto Wolff, após garantir o sexto lugar no Grande Prêmio da China de Fórmula 1, mesmo com o W16 danificado.
O jovem piloto largou em oitavo e cruzou a linha na mesma posição, mas com as desclassificações de Charles Leclerc e Lewis Hamilton, subiu para sexto. O que ninguém sabia é que ele correu praticamente toda a corrida com o assoalho do carro danificado, algo que ele só descobriu depois.
“Eu senti que algo estava estranho. Aparentemente, a equipe me disse que eu tinha dano no assoalho desde a volta 1”, explicou Antonelli. “Agora, pensando bem, sei onde o dano poderia ter ocorrido. Quando o Leclerc perdeu a asa dianteira, eu passei por cima dela. Lembro-me de ter passado por cima, mas não pensei que pudesse ter causado dano.”
“Eu não conseguia acelerar direito. Tinha que esperar até um certo momento, porque o carro estava escorregando. Mas isso pode explicar o dano,” acrescentou.
Toto Wolff, chefe da Mercedes, ficou impressionado com o desempenho e maturidade de Antonelli: “Considerando que ele estava com um carro severamente danificado, terminando em oitavo, segurando a posição e sem reclamar, apenas fazendo o trabalho, mostra o potencial e a maturidade que o jovem tem.”
Mesmo com o elogio, Antonelli acredita que dá pra melhorar: “Eu quero ver alguns dados para entender onde poderia ter feito melhor. Sei que o ritmo está lá. O George (Russell) fez um ótimo trabalho e estava lá na frente. Agora é hora de analisar e voltar mais forte para o Japão.”
O piloto de 18 anos, comentou que vê cada corrida como aprendizado.
“Eu acho que cada fim de semana, é um aprendizado,” disse ele. “Claro, o próximo fim de semana no Japão vai ser outro novo desafio, pois é uma pista nova para mim. Mas, no geral, estou feliz com o progresso. Sei que o ritmo está lá. É só uma questão de juntar tudo.”