Toto Wolff, chefe da Mercedes, comentou sobre a estratégia da McLaren no GP da Hungria de Fórmula 1, onde a equipe utilizou ordens de equipe que influenciaram a vitória de Oscar Piastri.
Durante a corrida, Lando Norris recebeu instruções para permitir a passagem de Piastri, que acabou conquistando sua primeira vitória na Fórmula 1. Norris, que havia assumido a liderança ao parar antes de Piastri, em uma estratégia da equipe para defender o britânico dos ataques que estava recebendo naquele momento da corrida, inicialmente resistiu, mas cedeu a posição três voltas antes do fim.
Wolff destacou que lidar com situações como essa é algo que só se aprende na prática. “Você só pode gerenciar essas situações quando elas acontecem,” afirmou Wolff, referindo-se à experiência de sua própria equipe com ordens de equipe na era Lewis Hamilton-Valtteri Bottas.
Ele acredita que a liderança da McLaren, composta por Andrea Stella e Zak Brown, saberá como estruturar as futuras decisões estratégicas. “Nós na Mercedes, criamos um ‘framework’ para isso, algo que chamamos de ‘intenção de corrida’,” explicou Wolff, ressaltando que a McLaren tomará decisões alinhadas com seus valores.
Wolff elogiou a decisão da McLaren de agir conforme o necessário e de forma justa, e espera que a equipe continue a discutir essas estratégias com seus pilotos.