F1: Williams está focada em manter P7, mas sem pressão, diz Albon

Alex Albon, piloto da equipe Williams, compartilhou suas perspectivas sobre as chances da equipe de manter a sétima posição no campeonato de construtores na última corrida da temporada 2023 da Fórmula 1 em Abu Dhabi. Apesar de considerar esta posição como a “prioridade número um” da equipe, Albon enfatizou que a Williams não ficará se culpando se acabar perdendo o sétimo lugar para a AlphaTauri.

Atualmente, a Williams está sete pontos à frente da AlphaTauri, com um total de 28 pontos. A equipe teve um desempenho forte em Las Vegas, alcançando seu melhor resultado em classificação no ano, mas não conseguiu garantir pontos suficientes para assegurar a sétima posição antecipadamente.

Albon refletiu sobre o GP de Las Vegas, afirmando que não acredita que a equipe perdeu uma oportunidade naquela corrida. “Não acho que os pontos estavam realmente ao nosso alcance no domingo. Mas claro, havia a esperança de nos mantermos firmes e o desejo de tentar marcar pontos no último fim de semana para tentar tirar essa pressão e essa possibilidade deste fim de semana. Como não marcamos pontos, como você disse, a possibilidade ainda é muito real em termos de terminar de P7 a P8.”

Além do benefício óbvio de mais prêmio em dinheiro por terminar uma posição acima no campeonato, Albon também acredita que o orgulho de corrida está em jogo. “Podemos dizer que isso realmente não nos afeta, mas claro, somos todos competidores na equipe”, acrescentou. “Todos nos preocupamos com a posição em que terminamos.”

Independente de como a temporada termina, Albon se diz “muito orgulhoso do que alcançamos na equipe”, sentindo que o lado maximizou suas chances de marcar pontos este ano. “Acho que Melbourne foi a única corrida onde senti que perdi uma oportunidade de marcar pontos”, expressou Albon. “Mas em todas as outras corridas que fizemos este ano, quando houve uma chance, nós aproveitamos, e acho que essa foi a principal diferença contra nossos rivais.”

Enquanto terminar em sétimo no campeonato é o principal foco de Albon e da Williams indo para o fim de semana de Abu Dhabi, a equipe britânica também está de olho no futuro. Albon, que marcou todos os pontos da equipe nesta temporada, exceto um, está ciente de que certos sacrifícios no curto prazo podem levar a maiores benefícios a longo prazo. “Estamos bastante confiantes em nós mesmos de que fizemos a coisa certa e já falamos sobre isso o suficiente, mas paramos nosso desenvolvimento há muito tempo e se perdermos pelo que estamos focando para o próximo ano, não vai ser um momento de nos culparmos”, disse ele. “Acho que vamos ver as recompensas no próximo ano.”