A Williams tem impressionado no início da temporada 2025 da Fórmula 1, e uma descoberta pouco comum tem impulsionado seu desempenho, pois o FW47 está entregando mais performance na pista do que os dados do simulador indicavam.
Com 25 pontos conquistados nas cinco primeiras etapas deste ano, a equipe ocupa o quinto lugar no campeonato de construtores, um avanço significativo em relação aos anos anteriores. Alex Albon, responsável por 80% desses pontos, conseguiu pontuar em todas as corridas até agora, exceto no Bahrein.
Para o piloto tailandês-britânico, a evolução não chega a ser uma surpresa total, mas os resultados concretos já superam as expectativas. “Eu sempre estive muito confiante de que iríamos progredir como equipe. Vi as áreas em que estávamos trabalhando, a filosofia do carro mudando, e as ideias que começamos a aplicar neste ano com base nas nossas fraquezas em 2024”, disse Albon, em conversa com a imprensa.
Segundo ele, o que chama atenção é que o carro mostrou mais velocidade real do que nos testes virtuais. “Pilotamos no simulador e ele já parecia bom. Mas encontramos ainda mais desempenho do que o simulador indicava. Isso é algo raro e muito positivo”, disse ele.
Albon acredita que esse ganho se deve à forma como a equipe tem analisado o próprio desenvolvimento. “Estamos captando bem as informações ao fazer o processo inverso. Entendemos o que fizemos de certo no carro, e isso deve nos ajudar a crescer ainda mais no próximo ano. Quando comparo os tempos de volta deste ano com os do ano passado, a diferença é bem significativa”, finalizou.
A Williams segue seu plano de reestruturação sob comando do chefe James Vowles, com metas de longo prazo. Mas ao que tudo indica, os primeiros frutos já estão sendo colhidos.