F1: Williams busca reação após dificuldades na sexta-feira

A Williams saiu preocupada da sexta-feira de treinos livres para o GP da Áustria de Fórmula 1, após enfrentar um desempenho abaixo do esperado. Alex Albon e Carlos Sainz reconheceram que a equipe ainda precisa encontrar respostas para evoluir antes da sessão de classificação no sábado.

Faça o F1Mania.net sua fonte preferida de notícias no Google e também no Google Discover.

Com as altas temperaturas e as características de alta velocidade do Red Bull Ring, os desafios aumentaram para a equipe britânica. Agora, o foco está na análise dos dados coletados para tentar melhorar tanto o ritmo de classificação quanto o de corrida.

Albon afirmou que a falta de velocidade surpreendeu a equipe, que esperava ser mais competitiva nesse circuito: “Tivemos dificuldades de ritmo hoje. Não esperávamos sofrer tanto nessa pista, mas o calor também contribuiu para o desgaste dos pneus. As curvas de alta velocidade são nosso ponto fraco, enquanto nas de baixa estamos no mesmo nível dos outros, então precisamos encontrar algo a mais”, afirmou.

O piloto tailandês-britânico, destacou que a equipe vem tentando diferentes soluções, mas ainda não encontrou o equilíbrio ideal para o carro: “Não é por falta de esforço de todos na equipe, estamos testando várias alternativas, mas ainda não encontramos o acerto certo. Nosso ritmo com pouco combustível está melhor do que com tanque cheio, então precisamos analisar os dados esta noite e montar um plano para melhorar tanto a sessão de classificação quanto a corrida”, disse ele.

Sainz participou apenas do TL2, após Luke Browning assumir seu carro no TL1, e também descreveu a sexta-feira como bastante complicada: “Foi um dia muito difícil aqui na Áustria. Ficar de fora do TL1 nunca é o ideal, mas Luke fez um bom trabalho. Quando entrei no carro no TL2, tivemos alguns problemas que afetaram nosso programa, embora tenhamos conseguido completar algumas voltas”.

Siga o F1Mania.net e receba as últimas notícias da Fórmula 1 pelo WhatsApp.
Carlos Sainz (ESP) Williams F1 Team.
Foto: XPB Images

O espanhol acredita que a Williams precisa encontrar desempenho rapidamente para ter chances de avançar na sessão de classificação: “Infelizmente estamos muito distantes e precisamos desbloquear desempenho durante a noite, se quisermos ter alguma chance de chegar ao Q2. Parece que será um fim de semana difícil para nós por causa do calor e das características de alta velocidade da pista, mas vou fazer o meu melhor para extrair tudo o que estiver disponível”, acrescentou.

Responsável pelo carro de Sainz no TL1, Luke Browning comemorou mais uma oportunidade de pilotar um carro de Fórmula 1. O britânico afirmou que se adaptou rapidamente ao carro da Williams, especialmente após trocar para os pneus macios, e ficou satisfeito com a evolução ao longo da sessão: “Foi uma ótima experiência. Consegui melhorar nas frenagens e ganhar confiança nas curvas de alta velocidade durante a sessão, então terminei feliz com meu desempenho e espero voltar ao carro em uma próxima oportunidade”, completou.