F1: Williams antecipa impacto positivo com a chegada de Pat Fry em 2025

O chefe da equipe Williams, James Vowles, destaca que a nomeação do novo Diretor Técnico Principal, Pat Fry, terá um “efeito real” na equipe a partir de 2025. Fry deixou a Alpine no início deste ano e foi contratado pela Williams para assumir o cargo de CTO, com suas responsabilidades começando oficialmente em 1º de novembro.

Em entrevista ao site oficial da Fórmula 1, Vowles comentou que o impacto da nomeação de Fry diz respeito aos ganhos a longo prazo, considerando que o desenvolvimento do carro do próximo ano já está em andamento.

“Reunimos um grupo muito bom de indivíduos na Williams, e estamos trabalhando juntos”, disse ele. “Em parte, tenho tristeza porque tenho que começar a abrir mão dessa parte das coisas. Com 2024, porém, o rumo já está praticamente definido.”

“O chassi já estará, quando ele entrar pela porta, em grande parte produzido. Tem que ser assim. Isso é o que os cronogramas indicam para essas coisas, o que significa que definimos alguns dos elementos importantes.”

“O pacote aerodinâmico também estará em grande parte desenvolvido, mesmo que seja para o próximo ano. Mas o impacto – e eu sempre disse isso – não estou interessado no curto prazo, estou interessado no longo prazo. Portanto, ele já terá um efeito positivo na temporada de 2024, mas o efeito real se dará em ’25, ’26, [2027].”

Pat Fry traz consigo uma vasta experiência na Fórmula 1, com uma carreira que abrange várias décadas. Ele iniciou sua jornada na F1 nos anos 1980 com a Benetton, passando depois para a McLaren, onde permaneceu até 2010. Posteriormente, Fry se juntou à Ferrari, onde atuou por cinco anos, antes de uma breve passagem pela equipe Manor.

Após sua passagem pela Manor, Fry retornou temporariamente à McLaren, antes de seguir para a Enstone, onde acompanhou um período de transição à medida que a equipe mudava de Renault para Alpine.

A adição de um CTO era um dos principais objetivos de curto prazo de James Vowles quando ele assumiu o cargo de chefe de equipe da Williams no início deste ano. Ele tinha a tarefa de supervisionar a revolução de longo prazo da equipe, que já mostrou sinais positivos em 2023, com a equipe de Grove ocupando a sétima posição no Campeonato de Construtores com 23 pontos, superando significativamente a pontuação final da equipe na última temporada, que a colocou em último lugar na classificação com 8 pontos.