F1: Williams afirma que peso excessivo está custando desempenho

A Williams revelou um problema inesperado com o carro FW46 da temporada 2024 da Fórmula 1. A equipe de Grove reconheceu que o carro está acima do peso ideal, o que vem causando uma perda de até 0.45 segundos por volta.

O time britânico vem enfrentando um início de temporada difícil, sem pontuar nas primeiras seis corridas. A falta de um chassi reserva também dificultou a busca por soluções.

Para o GP da Emília-Romanha deste final de semana, a Williams já implementou algumas medidas iniciais para reduzir o peso do carro. O chefe da equipe, James Vowles, explicou que a meta inicial de cortar peso no chassi, acabou não se concretizando devido a outras modificações necessárias para garantir a confiabilidade.

“O carro que estamos usando atualmente está cerca de quatro décimos e meio por volta mais lento por causa do excesso de peso”, afirmou Vowles. O dirigente da Williams também admitiu que limitou o piloto Alexander Albon de expressar sua frustração nas últimas provas. “Se você olhar as tabelas de tempo e tirar quatro décimos e meio, dá para entender a frustração de Alex”, disse Vowles. “Eu queria ter a chance de explicar o que aconteceu e o que estamos fazendo para resolver.”

A Williams quer continuar o programa de redução de peso nas próximas seis corridas para chegar ao peso mínimo de 798kg, idealmente até o GP da Inglaterra, em Silverstone. No entanto, Vowles não garantiu que a equipe conseguirá atingir esse objetivo dentro do prazo.

O F1MANIA.NET acompanha ‘in loco’ todas as atividades do GP da Emília-Romanha, diretamente de Ímola, com o jornalista Rodrigo França.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.