Lewis Hamilton ainda busca se encontrar na Ferrari, e o início difícil com a equipe italiana na temporada 2025 da Formula 1, já levanta dúvidas sobre seu futuro na categoria. A avaliação vem do ex-piloto de F1 e atual comissário da FIA, Derek Warwick, que afirmou acreditar que o heptacampeão pode estar considerando a aposentadoria.
Hamilton, que deixou a Mercedes após doze anos vitoriosos, com seis de seus sete títulos conquistados na equipe alemã, ainda não subiu ao pódio em um GP desde que vestiu o macacão vermelho de Maranello. Para Warwick, a transição está sendo mais dura do que o próprio piloto imaginava.
“Não sei por que Hamilton não consegue decolar na Ferrari. É um verdadeiro enigma”, disse Warwick ao Plejmo. “A maioria viu essa mudança como uma grande chance para ele buscar o oitavo título. Mas o carro claramente não está ao gosto dele no momento.”
A comparação com Charles Leclerc, que tem conseguido extrair mais do carro da Scuderia, também chamou atenção do britânico. “Críticos dirão que, sendo um heptacampeão com 105 vitórias, ele deveria se adaptar. Mas por alguma razão, isso não está acontecendo. Acho que subestimaram, inclusive o próprio Lewis, o quão difícil é entrar numa nova equipe, entender seus sistemas, as reuniões técnicas, e ser compreendido pelos engenheiros”, acrescentou.
Warwick foi além e sugeriu que a frustração pode já estar pesando para o veterano de 40 anos. “A peça mais importante do carro hoje talvez seja o volante, dado o número de ajustes disponíveis. Talvez ele ainda não tenha dominado isso na Ferrari. Quero que ele vença corridas e lute por títulos, acho que merece o oitavo campeonato. Mas não será este ano, e se continuar assim, suspeito que ele já esteja pensando em parar”, finalizou o ex-piloto.
Com a Ferrari fora da disputa direta pelo título nesta primeira parte da temporada e as atenções das equipes se voltando para o novo regulamento de 2026, um retorno à briga pelo campeonato ainda em 2025 parece bastante improvável. Resta saber como Hamilton irá reagir diante desse cenário.