F1: Vowles apontado por jornalista como futuro chefe de uma equipe de ponta

James Vowles, chefe de equipe da Williams, acaba de receber um voto de confiança de peso: David Croft, principal comentarista da Sky Sports F1, acredita que o britânico está destinado a assumir o comando de uma equipe de ponta na Fórmula 1 em um futuro próximo.

Após assumir o cargo na Williams no início de 2023, Vowles liderou a equipe da parte de trás do grid para sua melhor temporada desde 2017. Com 28 pontos e o oitavo lugar no campeonato de construtores, o time britânico deu um grande salto sob seu comando.

Impressionado com o desempenho, Croft não hesitou em eleger Vowles como o ‘chefe do ano’ no podcast da Sky Sports F1, colocando-o acima de pesos-pesados como Christian Horner e Toto Wolff.

“Sem sombra de dúvidas, ele é o chefe de equipe do ano para mim”, afirmou Croft. “Considerando o pouco tempo que teve antes de assumir o cargo, cerca de três meses no máximo, não era fácil implementar um plano e colher resultados imediatos.”

“Observando os testes de pré-temporada, rapidamente ficou claro que ele estava introduzindo ajustes simples e mudanças na forma de operar da Williams, que os tornariam melhores desde o início. Ele trouxe práticas rotineiras da Mercedes para a Williams, dizendo: ‘Olha, eu sei que vocês fazem desse jeito, mas experimentem fazer assim’.”

“Nos bastidores, ele também estava planejando o futuro, identificando membros-chave da equipe técnica que eram necessários. A chegada de Pat Fry como chefe técnico foi totalmente previsível”, acrescentou.

Croft elogia ainda a luta de Vowles para alterar as regras de gastos e permitir que a Williams investisse mais em infraestrutura. Ele destaca também as jornadas de ’16 horas por dia’ dedicadas a manter o time em ascensão.

Embora Vowles enfatize o foco de longo prazo na Williams e negue planos de mudanças, Croft acredita que o desempenho do britânico o levará a voos maiores. “Ele trabalha brilhantemente com patrocinadores, se envolve com a mídia, explica o que está acontecendo não só na Williams, mas também na pista. Ele também se conecta com os fãs nas redes sociais, o que é fundamental. As pessoas se inspiram nele, e eu o vejo liderando uma equipe top dentro de três ou quatro anos”, encerrou Croft.

Com a temporada de 2024 se aproximando, a atuação de Vowles na Williams continua sendo observada de perto. Será que ele conseguirá consolidar o crescimento da equipe, e como profetiza Croft, alçar voos ainda mais altos no futuro?