A Williams não acredita que perderá Alex Albon ou Carlos Sainz para a temporada 2027 da Fórmula 1. O chefe da equipe, James Vowles, afirmou estar confiante na permanência dos dois pilotos e destacou que a relação construída com ambos, é baseada em transparência e confiança.
Mesmo enfrentando uma temporada abaixo das expectativas em 2026, a equipe de Grove entende que seus pilotos continuam comprometidos com o projeto de longo prazo. Segundo Vowles, tanto Albon quanto Sainz já deixaram claro que enxergam seu futuro dentro da Williams.
Após terminar a temporada passada na quinta posição do campeonato de construtores, a equipe esperava dar um passo adiante neste ano. No entanto, o FW48 tem enfrentado dificuldades por estar acima do peso mínimo e por apresentar deficiência de carga aerodinâmica, fatores que limitaram o desempenho do carro.
Vowles afirmou que a Williams trabalha para corrigir essas limitações e prevê evolução gradual nas próximas corridas. Apesar dos desafios, os resultados obtidos em Miami, Mônaco e Montreal, mostraram que o carro possui potencial para lutar por pontos.
O dirigente explicou que manteve conversas abertas com os dois pilotos, desde o momento em que identificou os problemas do projeto: “A grande vantagem dos dois é que eles compartilham os mesmos valores que eu, honestidade e transparência. Tivemos conversas francas desde outubro do ano passado, quando comecei a perceber os problemas, passando por janeiro até março, mostrando o que estávamos fazendo para corrigir isso”, afirmou.

Segundo Vowles, essa relação direta faz com que qualquer movimentação de mercado seja discutida internamente: “Como compartilhamos esses mesmos valores de honestidade e transparência, isso significa que, se eles estiverem considerando qualquer outra alternativa, virão falar comigo sobre isso. Neste momento, Carlos e Alex querem o futuro deles aqui. Eles me disseram isso e também disseram publicamente”, disse ele.
O chefe da Williams reconheceu que qualquer piloto seria imprudente, se ignorasse uma eventual oportunidade em uma equipe de ponta. Ainda assim, acredita que o trabalho realizado pela equipe tem sido suficiente para manter os dois motivados com o projeto atual.
“Meu trabalho é mostrar como vamos corrigir nossos erros rapidamente, e oferecer um ambiente onde eles possam voltar a lutar por pódios e por resultados ainda maiores no futuro”, acrescentou.
Vowles também destacou que Albon e Sainz já investiram muito tempo no desenvolvimento da equipe, e têm um papel de liderança raro dentro do grid: “É a equipe deles. Isso não é algo que você encontra em qualquer outro lugar da Fórmula 1. Vou continuar fazendo com que eles sejam líderes dentro da equipe, e isso é algo bastante único”, encerrou o chefe da Williams.