Lando Norris conquistou neste domingo sua segunda vitória na temporada 2025 da Fórmula 1, ao vencer com autoridade o Grande Prêmio de Mônaco. Com o resultado, o piloto da McLaren encurtou a diferença para o companheiro de equipe, Oscar Piastri, na liderança do campeonato, deixando a disputa pelo título ainda mais acirrada antes da última etapa da sequência europeia, o GP da Espanha.
Em uma corrida marcada pela obrigatoriedade de duas paradas nos boxes, que embaralhou estratégias e exigiu concentração máxima dos pilotos, Norris manteve a calma e executou seu plano com perfeição para garantir mais 25 pontos na tabela.
Oscar Piastri terminou em terceiro, atrás de Charles Leclerc, que subiu ao pódio pela segunda vez em 2025 e deu à Ferrari seu melhor desempenho até aqui no ano. Com o P3, o australiano limitou os danos e segue na ponta da classificação, agora com 161 pontos, apenas três a mais que Norris, que chegou a 158.
Max Verstappen cruzou a linha de chegada na quarta posição, sem conseguir se aproximar dos líderes. O holandês da Red Bull aparece agora com 136 pontos e começa a ver a dupla da McLaren se distanciar. Logo atrás, Lewis Hamilton completou o top-5. O britânico da Ferrari ainda não foi ao pódio em Mônaco desde 2019, mas somou pontos importantes para seguir na briga no pelotão intermediário da tabela.
Entre as boas surpresas do fim de semana, destaque para Isack Hadjar, que levou a Racing Bulls ao sexto lugar e somou pontos valiosos. O francês fez uma corrida consistente e chegou à melhor posição da carreira na Fórmula 1. Esteban Ocon, com a Haas, foi o sétimo, seguido por Liam Lawson, companheiro de Hadjar, que também marcou pela primeira vez na temporada. Foi a primeira vez desde 2019 que a equipe de Faenza colocou dois carros nos pontos em Mônaco.
A Williams completou o grupo dos dez primeiros com Alex Albon em nono e Carlos Sainz em décimo. A equipe britânica soube aproveitar bem as duas paradas obrigatórias e saiu do Principado com um resultado expressivo: foi a primeira vez em 20 anos que os dois pilotos da Williams pontuaram juntos em Mônaco.
Na classificação atualizada do campeonato de pilotos após o GP de Mônaco, Oscar Piastri segue na liderança com 161 pontos, seguido de perto por Lando Norris, com 158. Max Verstappen aparece em terceiro, com 136. George Russell, que não pontuou neste fim de semana, permanece em quarto com 99 pontos. Charles Leclerc, com o bom desempenho em casa, sobe para 79 e fecha o top-5.
Entre os demais, Lewis Hamilton tem 63 pontos e ocupa a sexta colocação, seguido por Kimi Antonelli (48), Alex Albon (42), Esteban Ocon (20) e Isack Hadjar, que entrou no top-10 com 15 pontos. Carlos Sainz soma agora 12 pontos, enquanto Fernando Alonso segue zerado após oito etapas — o pior início de ano do espanhol na F1 em uma década.
Com um cenário cada vez mais imprevisível e a McLaren embalada por ótimos resultados, a próxima parada será o GP da Espanha, encerrando a trinca europeia de corridas antes da ida da categoria para o Canadá. A liderança do campeonato está em aberto — e a disputa pelo título promete esquentar ainda mais.
1) Oscar Piastri, 161 pontos
2) Lando Norris, 158
3) Max Verstappen, 136
4) George Russell, 99
5) Charles Leclerc, 79
6) Lewis Hamilton, 63
7) Kimi Antonelli, 48
8) Alexander Albon, 42
9) Esteban Ocon, 20
10) Isack Hadjar, 15
11) Lance Stroll, 14
12) Carlos Sainz, 12
13) Yuki Tsunoda, 10
14) Pierre Gasly, 7
15) Nico Hülkenberg, 6
16) Oliver Bearman, 6
17) Liam Lawson, 4
18) Fernando Alonso, 0
19) Jack Doohan, 0
20) Franco Colapinto, 0
21) Gabriel Bortoleto, 0