O ex-piloto e campeão na Fórmula 1 em 1997, Jacques Villeneuve, acredita que as esperanças de Lando Norris de receber prioridade da McLaren nesta temporada são nulas, devido à proteção contratual agora garantida a seu companheiro de equipe, Oscar Piastri.
Piastri assinou um novo contrato com a McLaren antes de sua corrida em casa, na Austrália, em meados de março, garantindo que ele e Norris tenham acordos que se estendem até pelo menos 2028. Villeneuve está convencido de que, após os eventos da temporada passada, quando a McLaren impôs ordens de equipe a Piastri para ajudar Norris na busca pelo título de pilotos, essa brecha foi fechada no novo contrato do australiano, exceto em circunstâncias excepcionais.
“Eles não podem dar prioridade a Lando sobre Oscar por causa do contrato. Ele tem um contrato que o protege”, afirmou Villeneuve. “Enquanto ambos os pilotos puderem vencer o campeonato, não haverá ordens de equipe, a menos que haja algo significativamente grande para o título de construtores, ou se um deles estiver tendo um problema em uma corrida como no ano passado.”
Villeneuve considera importante que Norris tenha terminado à frente de Piastri na última corrida na China, para garantir que ele mantenha a vantagem na classificação de pilotos. “Tudo o que importa para a McLaren, é que eles têm um carro agora que é fácil de pilotar para ambos os pilotos, o que significa que eles podem controlar o campeonato”, disse Villeneuve, em entrevista ao CardPlayer.
“Lando sempre tem problemas com a dianteira, ele sempre desgasta um pouco demais os pneus dianteiros e a China é uma pista de subesterço que devora os pneus dianteiros. Ele sempre teria um pouco mais de problemas nessa pista. Agora, como segundo ou primeiro é uma grande diferença em pontos, era importante para Lando conseguir o máximo de pontos possível e continuar pressionando, porque ele sabe que Piastri, a longo prazo, será uma ameaça às suas chances de campeonato e a batalha pode ser apenas entre ele e seu companheiro de equipe. Isso é sempre o mais difícil, quando sua batalha é contra seu companheiro de equipe”, acrescentou.
Após a vitória de Norris no GP da Austrália, na casa de Piastri, onde este último rodou na grama no final da corrida, perdendo a chance de terminar em segundo, Piastri se recuperou na China, terminando em segundo na corrida Sprint e vencendo a corrida principal. Norris, por sua vez, criticou seus próprios erros, especialmente na sessão de classificação, que o colocaram em desvantagem, mas conseguiu se recuperar para terminar em segundo, atrás de Piastri.
“Oscar foi melhor sob pressão do que Lando na China”, disse Villeneuve. “Lando foi mais rápido durante todo o final de semana, mas quando importava, ele cometeu erros na sessão de classificação que o colocaram para trás e, por causa disso, não conseguiu correr tão bem. Piastri foi mais calmo. Ele maximizou seu fim de semana. Ele teve uma boa sessão de classificação, uma boa largada e, como vimos, fez um bom trabalho na liderança. Lando era rápido, mas estava atrás e superaqueceu seus freios. Às vezes, você não precisa ser o mais rápido, você só precisa ter um final de semana melhor, não cometer erros e ter um desempenho melhor sob pressão”, completou o ex-piloto.