F1: Villeneuve critica decisão dos comissários em incidente entre Verstappen e Russell na Espanha

Jacques Villeneuve, ex-piloto e campeão na Fórmula 1 em 1997, expressou sua opinião sobre o incidente entre Max Verstappen e George Russell no GP da Espanha. Para Villeneuve, Russell deveria ter sido penalizado na curva 1, antes mesmo do choque posterior que resultou em punição para Verstappen.

Após a relargada do safety car, Russell forçou a passagem sobre Verstappen na curva 1, levando a Red Bull Racing a instruir o holandês a devolver a posição para evitar uma penalidade. O holandês fez isso, no entanto, ao tentar recuperar a posição na curva 5, Verstappen jogou seu carro contra o Mercedes de Russell, recebendo uma penalidade de dez segundos em seu tempo de corrida e três pontos em sua superlicença. Essa sanção elevou seu total para onze pontos nos últimos doze meses, deixando-o a apenas um ponto de suspensão de uma corrida.

Villeneuve acredita que a ausência de uma penalidade para Russell no primeiro enfrentamento entre os dois na curva 1, foi um erro dos comissários. “Não foi intencional, aconteceu no calor do momento”, disse Villeneuve ao BetVictorCasino, se referindo à manobra de Verstappen. “Ele imediatamente quis recuperar a posição, mas estragou tudo completamente, e as pessoas imediatamente gritaram que ele fez de propósito e que queria derrubar Russell.”

O canadense foi enfático ao defender sua posição: “O louco é: Russell merecia uma penalidade. Ele atingiu Max na roda traseira ao entrar na curva 1. De acordo com as regras, isso leva a forçar uma colisão e empurrar outro piloto para fora da pista. Então, por que ele não recebeu uma penalidade por isso? Se existem regras, elas devem sempre se aplicar a todos. Russell merecia uma penalidade”, acrescentou.

Villeneuve também comentou sobre as implicações da punição para Verstappen na luta pelo título. “Verstappen perdeu muitos pontos por causa dessa penalidade, pois ele só ficou em 10º. Ele sabe que não tem o melhor carro, então para ainda conseguir resultados, ele tem que pilotar no limite, ou até mesmo além dele, e em algum momento isso leva a erros ou julgamentos equivocados, e isso torna sua luta pelo título muito mais difícil”, completou o canadense.

Por outro lado, diferente da opinião de Villeneuve, os comissários da FIA, a grande maioria das pessoas no paddock da F1, além de muitos jornalistas e comentaristas, acreditam que Verstappen realmente jogou seu carro para cima da Mercedes de Russell de forma intencional e por isso mereceu a penalidade recebida. No entanto, isso não invalida a opinião do canadense sobre uma possível punição para Russell no primeiro contato entre eles.

O F1MANIA.NET acompanha ‘in loco’ o GP do Canadá com o jornalista Rodrigo França.

🎥 Vídeos mais recente


Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.