Mesmo com a impressionante evolução de Oscar Piastri na temporada 2025 da Fórmula 1, o ex-piloto e campeão na F1 em 1997, Jacques Villeneuve, acredita que Lando Norris ainda possui uma vantagem no duelo interno da McLaren. Para o ex-piloto, o britânico segue como o principal candidato ao título este ano, desde que consiga superar os desafios mentais que vem enfrentando.
“Eu ainda acho que Lando Norris tem uma pequena vantagem para vencer o campeonato de pilotos, se ele conseguir se recuperar psicologicamente. As próximas duas ou três corridas serão decisivas para ver como ele vai reagir mentalmente e como vai se comportar”, disse Villeneuve ao canal Vision4Sport.
A diferença entre os dois pilotos da McLaren atualmente é de 16 pontos, com Piastri na liderança após quatro vitórias na temporada. Norris, por sua vez, venceu apenas a prova de abertura no Bahrein. Ainda assim, Villeneuve acredita que o talento do britânico permanece evidente. “Ele geralmente é mais rápido que Piastri, mas os pontos não estão aparecendo. São muitos pequenos erros, e com o grid tão equilibrado, isso significa perder mais de uma posição, às vezes, até cinco, isso custa muitos pontos”, disse ele.
Para o canadense, o momento psicológico de Norris pode ser determinante. “A questão é se isso vai fazer dele novamente um ‘azarão’, como no ano passado contra Max (Verstappen), ou se ele vai desmoronar. Se for esse o caso, então o Piastri será o campeão”.
Villeneuve destacou também que o australiano atingiu o mesmo nível do companheiro e está em constante evolução. “Piastri agora está no nível de Lando, e não vai regredir. Talvez ele avance um pouco mais, porque está ficando cada vez mais forte. A disputa entre os dois está mais equilibrada”, acrescentou.
Por fim, ele apontou que o problema de Norris não é o adversário direto. “Não acho que Oscar tenha mexido com a cabeça de Lando. Acho que o próprio Lando mexeu com sua cabeça. Ele chegou no ano passado como um ‘azarão’, sem pressão para vencer ou lutar pelo título no campeonato”, finalizou o canadense.