F1: Vice-presidente da FIA renuncia ao cargo: “É sobre princípios, não política”

A FIA sofreu uma grande reviravolta em seu corpo governamental. Nesta quinta-feira (10), Robert Reid, vice-presidente da entidade, anunciou sua renúncia por não concordar com os rumos que a federação tem tomado nos últimos tempos.

O dirigente foi um grande aliado de Mohammed Ben Sualyen, atual presidente da FIA, quando foi eleito em 2021. Entretanto, com as crescentes polêmicas e críticas que vêm enfrentando, a relação entre eles tem ficado cada vez mais tumultuada.

Então, nas redes sociais, Reid publicou um longo texto informando que deixa o papel ao lado do emirati, fazendo uma clara crítica em como tudo tem sido conduzido recentemente, não estando mais de acordo com o que acredita.

“Após profunda reflexão, tomei a difícil decisão de renunciar como vice-presidente da FIA. Assumi esse papel para ajudar a entregar mais transparência, governança forte, e uma liderança mais colaborativa. Com o tempo, esses princípios têm sido deixados de lado e não posso mais, com boa fé, me manter parte de um sistema que não os reflete mais”, começou.

“Eu me afastar não é fácil, entretanto, ficar significaria comprometer o que eu acredito. Isso é sobre princípios, não políticas. O automobilismo merece uma liderança baseada em integridade, responsabilidade, e respeito pelo processo. Esses são os conceitos básicos que devemos esperar, e cobrar”, seguiu.

“Quando assumi esta função, era para servir aos membros da FIA, não para servir ao poder. Com o tempo, testemunhei uma erosão constante dos princípios que prometemos defender. As decisões estão sendo tomadas a portas fechadas, ignorando as próprias estruturas e pessoas que a FIA existe para apresentar”, concluiu.

O F1MANIA.NET acompanha o GP do Bahrein ‘in loco’ com o jornalista Rodrigo França.

🎥 Vídeos mais recente