Max Verstappen, piloto da Red Bull Racing, expressou surpresa ao ser convocado pelos comissários do GP do Azerbaijão de Fórmula 1, acusado de ultrapassar sob condições de virtual safety car (VSC) após a bandeira quadriculada. Verstappen é um dos quatro pilotos investigados, ao lado de Nico Hulkenberg, da Haas, e os pilotos da Alpine, Esteban Ocon e Pierre Gasly.
O VSC foi acionado após um acidente envolvendo Carlos Sainz e Sergio Perez na penúltima volta da corrida, o que deixou a pista em condições controladas até o fim da prova. A suposta infração de Verstappen e dos demais pilotos teria ocorrido após o término oficial da corrida, enquanto o VSC ainda estava em vigor.
Antes de se reunir com os comissários, Verstappen comentou a situação em entrevista à Sky Sports F1: “Eu não ultrapassei sob o virtual safety car. Cruzei a linha de chegada. Há muitos exemplos no passado, e até neste ano, em que fizemos exatamente a mesma coisa, então estou um pouco surpreso”, afirmou o holandês.
A investigação continua, e o resultado que ainda não foi divulgado pelos comissários, poderá influenciar o resultado final da corrida e também a classificação do campeonato.