Max Verstappen confirmou que recebeu da FIA a classificação de ‘piloto platinum’, a mais alta da hierarquia do automobilismo mundial, abrindo caminho para uma possível participação em provas de Gran Turismo (GT) durante as férias da Fórmula 1.
O holandês agora integra um grupo seleto de seis pilotos do atual grid da F1 com esse nível de credenciamento, ao lado de Fernando Alonso, Lando Norris, Nico Hülkenberg, Lance Stroll e Franco Colapinto.
A classificação é necessária para quem deseja competir em categorias de endurance ou provas de GT, como o Mundial de Endurance (WEC), as 24 Horas de Daytona ou Le Mans. Verstappen indicou que sua inscrição foi motivada justamente por esse tipo de interesse, ainda que não confirme participação imediata.
“Eu me inscrevi porque em algum momento teria que fazer isso, então achei melhor resolver logo”, afirmou o tetracampeão de F1. “É super simples. Você preenche um formulário, paga e uma semana depois recebe a resposta.”
Verstappen ainda brincou com a situação: “Secretamente, eu esperava ganhar a classificação bronze. Talvez eu recorra do platinum e tente pegar ao menos um silver”, disse ele rindo.
A especulação mais forte aponta que o piloto da Red Bull poderá disputar a prova KW 6h ADAC Ruhr-Pokal-Rennen, válida pela série de endurance Nürburgring Langstrecken Serie, marcada para 16 de agosto, justamente no meio das férias da Fórmula 1 no meio do ano.
O pedido da licença não é uma confirmação de participação, mas evita contratempos caso o holandês decida competir de última hora. Para Verstappen, que já expressou publicamente seu desejo de atuar em outras categorias no futuro, essa pode ser uma prévia do que está por vir.