F1: Verstappen questiona ação da FIA após sua batida no Q3

Max Verstappen questionou a atuação da direção de prova, após seu acidente na sessão de classificação para o GP da Áustria de Fórmula 1. O piloto da Red Bull Racing considerou ‘louco’ o fato de apenas uma bandeira amarela simples ter sido exibida inicialmente, enquanto a FIA explicou que seguiu o procedimento padrão antes de adotar uma eventual sinalização mais severa.

O acidente aconteceu na entrada da curva 9, uma das mais rápidas do circuito, quando o RB22 escapou de traseira e atingiu a barreira de proteção. Apesar da forte batida, Verstappen garantiu que saiu fisicamente bem do carro, brincando apenas que estava ‘tão bem quanto é possível’ depois do impacto.

Faça o F1Mania.net sua fonte preferida de notícias no Google e também no Google Discover.

Além de encerrar sua tentativa de volta rápida, o incidente influenciou os momentos finais do Q3. Verstappen acredita que, sem a batida, teria terminado a sessão na terceira posição, atrás apenas dos dois carros da Mercedes, enquanto Kimi Antonelli interrompeu sua volta lançada após encontrar a sinalização na pista.

Quando tomou conhecimento de que inicialmente havia apenas uma bandeira amarela simples, o tetracampeão mostrou surpresa: “Só fiquei sabendo disso agora. Isso é bem louco”, afirmou, defendendo que o acidente deveria ter provocado imediatamente a exibição de bandeiras amarelas duplas naquele trecho de alta velocidade.

F1: Verstappen questiona ação da FIA após sua batida no Q3
Foto: F1TV

A FIA, por sua vez, explicou que os fiscais seguiram o protocolo previsto. Assim que Verstappen perdeu o controle do carro ainda na pista, uma bandeira amarela simples foi acionada. Em seguida, a direção de prova avaliou o nível de risco após o carro atingir a barreira, para decidir se a situação exigia bandeiras amarelas duplas ou até mesmo interrupção da sessão.

Siga o F1Mania.net e receba as últimas notícias da Fórmula 1 pelo WhatsApp.

Segundo a entidade, essa análise levou entre quinze e vinte segundos. Nesse intervalo, George Russell e Antonelli passaram pelo local do acidente, encontrando apenas a bandeira amarela simples, motivo pelo qual a volta de Russell permaneceu válida e garantiu a pole position.

O piloto da Mercedes também apresentou sua versão dos acontecimentos. Russell afirmou que reduziu significativamente a velocidade e acreditou que Verstappen havia conseguido seguir na pista, já que não viu o carro parado: “É uma curva em que você consegue enxergar bastante. Fiz uma grande redução de velocidade e ia avaliar a situação quando chegasse à curva. Como era apenas bandeira amarela simples, estava bastante confiante de que não havia perigo imediato”, disse ele.

Russell acrescentou que só percebeu a gravidade do acidente ao assistir ao replay: “Quando entrei na curva, já vi a bandeira verde à frente e achei que o carro tinha seguido. Só depois, vendo a repetição, percebi que ele estava muito longe, na barreira de proteção. Fiquei feliz que o bom senso prevaleceu”, concluiu. Segundo o regulamento citado pela FIA, sob bandeira amarela simples, o piloto deve reduzir significativamente a velocidade e estar preparado para mudar de direção, enquanto sob bandeira amarela dupla qualquer melhora de tempo de volta é proibida.