F1: Verstappen lidera ranking de pontos de penalidade na superlicença

Max Verstappen terá que manter cautela nas próximas etapas da Fórmula 1 para evitar uma possível suspensão. O piloto da Red Bull Racing atualmente lidera a lista de pontos de penalidade entre os pilotos da categoria, com oito pontos acumulados em sua superlicença, o maior número entre todos do grid.

Esses pontos são aplicados pelos comissários da FIA por infrações durante os finais de semana de corrida. Caso um piloto atinja doze pontos em um período de doze meses, ele é automaticamente suspenso por uma corrida.

No caso de Verstappen, seus pontos só começarão a expirar a partir de 30 de junho, quando dois deles serão retirados. Outros dois serão eliminados em 27 de outubro e os quatro restantes desaparecerão apenas ao fim da temporada, desde que o holandês não receba novas punições até lá.

A última corrida, realizada no Bahrein, trouxe mudanças na lista de penalidades. Liam Lawson, da Racing Bulls, foi punido em duas ocasiões por colisões com Lance Stroll e Nico Hülkenberg, acumulando três pontos em sua superlicença.

Carlos Sainz, da Williams, também foi penalizado com dois pontos e dez segundos de punição na corrida, por forçar Andrea Kimi Antonelli da Mercedes para fora da pista. A Ferrari segue como a única equipe com ambos os pilotos, Leis Hamiton e Charles Leclerc, zerados em pontos de penalidade.

Outros pilotos também foram punidos, mas sem acréscimo de pontos. Lando Norris recebeu cinco segundos de penalidade por se posicionar incorretamente no grid. Já os pilotos da Mercedes perderam uma posição no grid cda, por não seguirem as instruções da direção de prova durante o Q2, indo para o pit lane antes do permitido.

Yuki Tsunoda foi advertido por ultrapassar Alexander Albon, que mais tarde acabou atrapalhando Luke Browning, substituto de Sainz no TL1, e custando à Williams uma multa de €7.500.

Confira a situação atual de pontos na superlicença dos pilotos da F1:

Max Verstappen – 8 pontos
Liam Lawson – 5 pontos
Fernando Alonso – 5 pontos
Nico Hulkenberg – 4 pontos
Lance Stroll – 4 pontos
Jack Doohan – 4 pontos
Oscar Piastri – 4 pontos
Carlos Sainz – 3 pontos
Esteban Ocon – 3 pontos
Lando Norris – 3 pontos
Oliver Bearman – 2 pontos
Alex Albon – 2 pontos
George Russell – 1 ponto
Andrea Kimi Antonelli – 0 pontos
Gabriel Bortoleto – 0 pontos
Pierre Gasly – 0 pontos
Isack Hadjar – 0 pontos
Lewis Hamilton – 0 pontos
Charles Leclerc – 0 pontos
Yuki Tsunoda – 0 pontos

🎥 Vídeos mais recente