Max Verstappen lamentou a tendência da Fórmula 1 em deixar de lado circuitos tradicionais em favor de pistas urbanas. Após vencer o Grande Prêmio da Emilia-Romagna, o holandês comentou sobre o possível fim da etapa em Ímola e classificou a perda de pistas clássicas como ‘uma pena’.
Ímola, que não tem contrato renovado para a próxima temporada, pode ter recebido sua última corrida no último final de semana, pelo menos por um bom tempo. Para Verstappen, essa mudança representa um desapontamento pessoal, ainda que ele entenda os motivos comerciais por trás da decisão.
“Perder esse tipo de pista é uma pena”, afirmou o tetracampeão. “Entendo o lado da Fórmula 1, claro, os novos circuitos para os quais estamos indo. É preciso olhar pelo lado esportivo e também financeiro. Se você quer expandir o negócio e torná-lo mais popular, eu entendo.”
Apesar disso, Verstappen reforçou o valor emocional e esportivo dos traçados mais tradicionais. “Esses são os tipos de pista que me fizeram me apaixonar pelas corridas. No Kart, era a mesma coisa, algumas pistas eram mais especiais. E quando comecei a assistir F1, eram esses circuitos que chamavam a atenção, pela velocidade, dificuldade e história”, disse ele.
O piloto da Red Bull Racing ainda destacou a conexão emocional que sente com locais como Ímola, Spa, Zandvoort e Barcelona, que também podem estar ameaçados no calendário num futuro próximo. “Eles trazem mais emoção. Para mim, pessoalmente, é definitivamente uma pena, mas o que posso fazer?”, acrescentou.
A vitória em Ímola foi a segunda de Verstappen na temporada e a 65ª de sua carreira. Mesmo com Oscar Piastri terminando em terceiro, o holandês reduziu a diferença para o australiano no campeonato para apenas 22 pontos. Ele admitiu que não esperava sair da Itália com a vitória.
“Gosto de pilotar aqui (Ímola), mas no fim do dia, você depende do que tem nas mãos com o carro. Nos últimos anos, nosso carro tem funcionado muito bem aqui, mas antes de chegar, eu não tinha muita esperança de vencer. Desde ontem (sábado), o carro se mostrou mais competitivo e, felizmente, também hoje (domingo)”, finalizou o piloto holandês.