F1: Verstappen impressiona com ultrapassagem dupla na largada e vence a corrida em Ímola

Max Verstappen venceu o Grande Prêmio da Emília-Romanha, sétima etapa da temporada 2025 da Fórmula 1, realizado neste domingo (18) no Autódromo Enzo e Dino Ferrari, em Ímola. Foi a segunda vitória do tetracampeão na temporada, depois do GP do Japão, e a 65ª de sua carreira na F1.

A McLaren completou o pódio com Lando Norris e Oscar Piastri, respectivamente, na segunda e terceira posição. Piastri se mantém ííder do mundial com 146 pontos, seguido por Norris com 133 e Verstappen com 124 pontos.

Lewis Hamilton terminou na quarta posição em seu melhor resultado com o Ferrari durante um GP. O britânico superou seu companheiro de equipe, Charles Leclerc, nos estágios finais, enquanto o monegasco travou uma disputa intensa com Alexander Albon pela quinta posição, mas terminou atrás do piloto da Williams depois de uma manobra controvérsia.

George Russell foi a única Mercedes a terminar a corrida em Ímola depois do abandono de Kimi Antonelli. Russell recebeu a bandeira quadriculada na sétima posição.

Carlos Sainz terminou na oitava posição e confirmou o bom desempenho da Williams ao colocar com seus dois carros dentro da top 10.

Isack Hadjar, da Racing Bulls, em nono, e Yuki Tsunoda, da Reb Bull, completam a zona de pontuação.

Gabriel Bortoleto teve problemas aerodinâmicos em seu Sauber e terminou em último. O brasileiro largou em 14ª e vinha fazendo uma boa corrida, mas atrapalhada por problemas e estratégias equivocadas da equipe.

A Fórmula 1 retorna na próxima semana com o Grande Prêmio de Mônaco entre os dias 23 e 25 de maio. Você acompanha todas as informações ao vivo e em tempo real no F1Mania.net.

A corrida

Piastri largou bem e manteve a primeira posição até a Curva 1. Verstappen, por fora, já tinha perdido a segunda posição para Russell, mas mergulhou por fora na Variante Tamburello e passou os dois para assumir a liderança de forma espetacular.

Piastri se manteve na P2, e Norris pressionava Russell pela terceira posição. Os compatriotas se seguiram por algumas voltas, antes de Norris ultrapassar o piloto da Mercedes na Villeneuve.

As primeiras paradas começaram cedo. Piastri foi aos boxes na volta 14 e retornou à pista na P11, atrás de Tsunoda, depois de um pit-stop lento da McLaren. O líder do campeonato não demorou para superar o japonês e subir para P10. Pouco depois, o australiano ultrapassou Bearman para ser P9.

Borboleto largou bem e, depois de alguns pit-stops, era o 10º colocado. O brasileiro foi aos boxes na volta 16 e voltou à pista na última posição. Hulkenberg se manteve na pista e, na volta 20, era o sétimo colocado.

Piastri seguia abrindo caminho pelo grid. Abrindo a volta 20, Piastri usou o DRS para assumir a P8 de Colapinto.

Lá na frente, ainda sem parar nos boxes, Verstappen liderava com 9.5s de vantagem para o P2 Norris. Atrás dos dois, Albon era o terceiro colocado, à frente de Hadjar, Antonelli e Hamilton.

Na volta 26, foi a vez de Hamilton ser atacado por Piastri. O piloto da McLaren não teve problemas para superar o heptacampeão e assumir a P6, menos de um segundo distante do quinto colocado Antonelli. Algumas curvas depois, Piastri era P5.

Norris foi aos boxes na volta 29 e voltou em sétimo. No mesmo momento, Ocon parou na pista com problemas em seu Haas. O safety car virtual foi à pista. Verstappen foi aos boxes e voltou na liderança.

Com o safety car virtual, boa parte dos pilotos foram aos boxes para realizar a troca dos pneus. Piastri parou de novo e voltou na P4, atrás de Albon. Verstappen, Norris e Albon eram os três primeiros.

Quando o safety car virtual terminou, Verstappen tinha 19 segundos de vantagem para o P2 Norris.

Hamilton superou Antonelli e assumiu a sexta posição na volta 34. No outro SF-25, Leclerc reclamou da estratégia da Ferrari. O monegasco era o P8.

Russell fez duas boas ultrapassagens para entrar na zona de pontuação. Primeiro Hulkenberg, depois Stroll, foram superados pelo piloto da McLaren. Na volta 36, Russell ocupava a 10ª posição.

Uma volta depois, Hamilton superou Hadjar para ocupar a quinta posição, cinco segundos atrás de Piastri. O australiano se aproximava volta a volta de Albon, na tentativa da última posição no pódio.

Na volta 40, Leclerc passou Antonelli pela P7, enquanto Hulkenberg fez ótima manobra sobre Alonso e assumiu a P10. Lá na frente, Piastri superou Albon para ser o terceiro colocado.

Depois de Antonelli, Leclerc não teve problemas para superar Hadjar na disputa da sexta posição. Depois do franco-argelino, foi a vez de Hamilton ser superado pelo seu companheiro de equipe.

Na volta 46, Antonelli teve problemas em seu W16 e parou na pista. O safety car entrou na pista para a retirada do Mercedes do italiano. Verstappen foi aos boxes e trocou seus pneus. Hamilton fez o mesmo e voltou em sétimo, enquanto Leclerc subiu para P4. Norris também parou e voltou em terceiro, com isso Piastri assumiu a segunda posição.

Depois de uma longa interrupção, a relargada aconteceu no fim da volta 53. Verstappen manteve a liderança e tinha mais de três segundos de vantagem para Piastri na volta 57. Hamilton superou Russell e assumiu a sexta posição, atrás de Albon.

Norris, com pneus mais novos em relação ao seu companheiro de equipe, usou o DRS e superou Piastri na volta 58. Piastri jogou duro e a dupla quase se tocou na saída da Tamburello.

Leclerc era atacado por Albon e, com isso, permitia a aproximação de Hamilton. A disputa valia a quarta posição de Leclerc. Albon usou o DRS na reta e tentou por fora da Tamburello, mas foi empurrado para fora da pista e acabou perdendo posição para o Hamilton. A Ferrari, pelo rádio, pediu que Leclerc devolvesse a posição para o piloto da Williams.

Na volta 61, Hamilton usou o DRS e ultrapassou Leclerc para ser o quarto colocado, pouco mais de dois segundos atrás do P3 Piastri.

Verstappen venceu o GP da Emília-Romanha com seis segundos de vantagem para Norris, segundo colocado. Piastri, que largou na pole, completou o pódio em Ímola na terceira posição.

Confira o resultado do GP da Emília-Romanha, em Ímola:
1) Max Verstappen (Red Bull/Honda RBPT), 63 voltas
2) Lando Norris (McLaren/Mercedes), 63
3) Oscar Piastri (McLaren/Mercedes), 63
4) Lewis Hamilton (Ferrari), 63
5) Alexander Albon (Williams/Mercedes), 63
6) Charles Leclerc (Ferrari), 63
7) George Russell (Mercedes), 63
8) Carlos Sainz (Williams/Mercedes), 63
9) Isack Hadjar (Racing Bulls/Honda RBPT), 63
10) Yuki Tsunoda (Red Bull/Honda RBPT), 63
11) Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes), 63
12) Nico Hülkenberg (Sauber/Ferrari), 63
13) Pierre Gasly (Alpine/Renault), 63
14) Liam Lawson (Racing Bulls/Honda RBPT), 63
15) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes), 63
16) Franco Colapinto (Alpine/Renault), 63
17) Oliver Bearman (Haas/Ferrari), 63
18) Gabriel Bortoleto (Sauber/Ferrari), 63
OUT) Kimi Antonelli (Mercedes), 44
OUT) Esteban Ocon (Haas/Ferrari), 27

🎥 Vídeos mais recente


Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.