Max Verstappen detalhou como sua ‘verificação’ com a Red Bull Racing, levou à penalização de Lando Norris durante o Grande Prêmio do Catar de Fórmula 1. Norris foi punido com um ‘stop-and-go’ de dez segundos por não reduzir a velocidade sob bandeira amarela dupla.
O piloto da Red Bull explicou que, ao ver a bandeira amarela dupla, reduziu a velocidade, mas Norris, com o DRS acionado, se aproximou rapidamente. Por isso, Verstappen perguntou à equipe se Norris havia desacelerado.
“É claro que você tem que reduzir a velocidade em bandeira amarela dupla. Caso contrário, você recebe uma penalidade pesada, e foi o que aconteceu com ele”, disse Verstappen.
Após a relargada, Verstappen teve que defender sua posição contra Norris. O holandês conseguiu manter a liderança, apesar de ter enfrentado dificuldades com a aderência dos pneus.
“Tive muito pouca aderência e tentei algo diferente na relargada”, disse Verstappen. “Mas não consegui tração nenhuma quando acelerei, então não consegui me distanciar. Ficamos lado a lado por um tempo, mas consegui frear mais forte para a curva 1”, encerrou o piloto holandês.
Com a penalização, Norris perdeu posições importantes e McLaren perdeu pontos valiosos na disputa pelo campeonato de construtores com a Ferrari.