F1: Verstappen explica decisão de evitar pit-stop na Austrália: “Aposta sensível”

Max Verstappen terminou na segunda colocação o GP da Austrália da Fórmula 1, abertura da temporada 2025. O piloto tentou acompanhar o ritmo de Lando Norris durante toda a prova e refletiu sobre a decisão de não fazer o pit-stop quando todos os demais foram aos boxes.

A McLaren mostrou, ao menos na primeira prova do ano, que tem tudo para ser a equipe a ser batida. O britânico largou da pole-position e apresentou ritmo competitivo durante todas as 57 voltas, mas o tetracampeão da Red Bull, mesmo com algumas dificuldades, ainda conseguiu ameaçar a liderança.

Então, começando um balanço sobre a prova em Melbourne, o holandês disse que “duas voltas a mais. Estávamos com pneus médios e, é claro, nunca sabe como que vai funcionar. Pensei que era uma aposta sensível com 15, 16 ou 20 voltas para o fim quando o safety-car saiu”.

“Então, começou a chover. Eu os vi sair na minha frente, mantive sem erros e, quando vi Oscar [Piastri] voltando, pensei ‘bem, vamos ficar fora’, porque eram apenas aquelas três curvas. O resto ainda estava seco. Quando continuei, basicamente, os dois primeiros setores estavam bons – era só se eu conseguisse sobreviver ao setor final. Acho que a volta que fiz foi boa. Se não houvesse muito mais chuva chegando, pensei que poderia funcionar”, continuou.

Entretanto, a chuva acabou apertando na Austrália. “Você também tem de levar em conta que mesmo se eles me alcançassem com um intermediário, teriam de parar novamente para pneus slicks, se não fosse mais chover. Então, estava tudo bem. Eu pensei ‘é, vamos dar outra volta’, mas então, infelizmente, naquela volta, o primeiro setor ainda estava ok, mas no setor 2, começou a chover um pouco demais, e tivemos que fazer o pit-stop”, explicou.

🎥 Vídeos mais recente