Max Verstappen já está cansado de seu carro da Red Bull Racing na temporada 2024 da Fórmula 1, e mal pode esperar para se despedir dele após o GP de Abu Dhabi de amanhã. No ano passado, o holandês disse adeus ao que possivelmente foi o melhor carro da Fórmula 1 de todos os tempos, o RB19, que venceu todas as corridas, exceto uma, em 2023. Este ano, as coisas têm sido completamente diferentes, com sete pilotos vencendo várias corridas. Na opinião de Verstappen, a Red Bull Racing deveria colocar o RB20 em um museu e nunca mais olhar para trás.
Verstappen terminou a sessão de classificação para a última corrida da temporada da F1 em quinto lugar. Inicialmente, parecia que ele poderia disputar a pole position. Seu primeiro tempo de volta foi bom, apesar de um quase acidente na última curva. Ainda assim, ele manteve o pé no acelerador e estabeleceu um tempo bom o suficiente para a quinta posição. Em sua segunda volta rápida, Verstappen não conseguiu melhorar esse esforço, já que Lando Norris conquistou a pole position, seguido de seu companheiro de equipe na McLaren, Oscar Piastri.
Após a sessão, o agora tetracampeão admitiu que estava um pouco cansado de seu ano como um todo. “Claro, vou fazer o meu melhor na corrida, mas também estou ansioso por uma pausa. Porque tem sido difícil o suficiente este ano”, disse ele em uma conversa com a Viaplay.
Quanto ao seu RB20, Verstappen não tem nenhum desejo de vê-lo em breve. Apesar das dificuldades da Red Bull em 2024, seu carro ainda proporcionou a Verstappen nove vitórias em corridas e mais um título de pilotos. “A equipe tem que colocar esse carro no museu e não mexer nele novamente”, disse Verstappen.
“O P5 obviamente não é ideal, mas foi apenas outra sessão de classificação bastante difícil em que o carro foi muito difícil. Isso é meio que o que tivemos durante toda a temporada”, acrescentou.
“Aqui novamente, tudo é um pouco mais difícil. O equilíbrio simplesmente não é como eu gostaria que fosse. E então, quando você vai totalmente ao limite, o carro pode cair para o outro lado muito rapidamente. E isso realmente aconteceu, então foi muito complicado para mim”, concluiu o piloto holandês.
F1MANIA.NET acompanha o GP de Abu Dhabi ‘in loco’ com o jornalista Rodrigo França.