F1: Verstappen diz que concorrentes precisam evoluir para temporada ser emocionante

Max Verstappen descartou que a emoção da temporada 2024 da Fórmula 1 dependa exclusivamente da Red Bull. Segundo o holandês, cabe também aos concorrentes o desafio de se aproximarem da equipe dominante nas últimas temporadas.

Desde o retorno dos carros de efeito solo em 2022, a Red Bull vem colecionando vitórias, conquistando 21 das 22 provas na temporada passada. Verstappen foi responsável por 19 desses triunfos, incluindo um recorde de dez vitórias consecutivas, garantindo seu terceiro título na F1.

No entanto, o holandês afirma que replicar esses resultados não é o objetivo da Red Bull na defesa dos títulos conquistados com folga em 2023.

“É muito difícil repetir esse tipo de coisa”, disse Verstappen à imprensa, se referindo ao sucesso avassalador da Red Bull. “Não é nosso objetivo principal, queremos apenas apresentar um carro bem competitivo novamente. Do meu lado, claro, vou tentar dar o meu melhor. Mas isso depende de muitos fatores que precisam se encaixar. Então, acho que só o tempo dirá o quão rápido estamos.”

Verstappen destacou que o quanto a briga no pelotão de frente será acirrada, também vai depender do quanto os adversários conseguirem reduzir a vantagem conquistada pela Red Bull na temporada passada.

“E claro, as outras equipes estão aprendendo cada vez mais. Nem sempre depende só de nós o quão boa a temporada será”, continuou ele. “Porque se você tem uma concorrência natural com mais equipes na frente, fica ainda mais difícil vencer corridas.”

Questionado sobre se estaria aberto a uma maior concorrência nesta temporada, Verstappen respondeu: “Sim e não. Claro que gosto de vencer corridas, como fizemos no ano passado, mas acho que para a categoria como um todo, é óbvio que você quer mais equipes na frente. Tivemos algumas corridas boas, mas acho que naturalmente, se você mantém os regulamentos os mesmos por um tempo, todos acabam ficando um pouco mais próximos.”

Com a estabilidade das regras, o chefe da Red Bull, Christian Horner, previu que vários carros nesta temporada se assemelharão bastante ao RB19 vencedor do campeonato passado. Verstappen concordou com os comentários de Horner sobre a convergência de designs no grid, mas também espera que algumas equipes ainda não tenham mostrado todo o seu potencial. A McLaren, que terminou 2023 como a rival mais consistente da Red Bull, pareceu sugerir elementos novos em seu novo MCL38 nas imagens divulgadas do carro.

“É difícil dizer o quão competitivos todos serão”, disse Verstappen sobre os carros de outras equipes. “Acho que você vê uma tendência entre as equipes, como tudo está um pouco mais projetado, mas também algumas pequenas coisas interessantes, relacionadas à asa dianteira. Mas novamente, quando as equipes apresentam seus novos carros não estão mostrando tudo, então temos que esperar até chegarmos no Bahrein para ver os carros completos de verdade”, encerrou o holandês.