F1: Verstappen destaca ganho de tempo com gerenciamento de pneus

Max Verstappen e a Red Bull formaram uma combinação imbatível na temporada 2023 da Fórmula 1. O holandês não apenas extraiu o máximo do RB19 a cada corrida, como também demonstrou um nível de maestria no gerenciamento de pneus que lhe rendeu diversas vitórias. Mas quanto tempo Verstappen ganha com esse cuidado extra?

É importante lembrar que nem todos os carros são iguais. Enquanto a Red Bull se destaca pela eficiência com os pneus, equipes como Ferrari e Haas sofrem bastante com isso. No caso da Haas, o desgaste excessivo era muito evidente, com Kevin Magnussen e Nico Hulkenberg precisando trocar pneus precocemente em diversas corridas.

Quanto do mérito pelo excelente desempenho de Verstappen com os pneus, é resultado do próprio carro e quanto é devido à sua habilidade? O próprio piloto esclareceu a questão: “Definitivamente, você precisa de um carro que cuide bem dos pneus”, afirmou Verstappen ao Motorsport. “Do contrário, você está perdido. Veja o que acontece com a Haas. Não acho que Nico e Kevin sejam ruins. Quando o carro sobrecarrega os pneus, não há muito o que fazer.”

Mas Verstappen também reconhece o papel do piloto em preservar os pneus: “Antes de tudo, você precisa de uma base, e essa é o carro. Como piloto, você pode ganhar um ou dois décimos de segundo se prestar mais atenção aos seus pneus”, concluiu o holandês.

Esses poucos décimos que Verstappen consegue economizar a cada volta, podem fazer toda a diferença no decorrer de uma corrida. Em um esporte onde segundos definem o pódio, a habilidade do piloto em cuidar dos pneus se torna uma vantagem estratégica muito importante.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.