F1: Verstappen depende de McLaren e carro perfeito para título, afirma Marko

Helmut Marko acredita que dois fatores podem impedir Max Verstappen de conquistar seu quinto título consecutivo na Fórmula 1 nesta temporada: a McLaren e o carro da equipe austríaca, o RB21, que tem se mostrado mais eficiente desde o retorno das férias de verão da categorias, em agosto.

Com duas vitórias recentes, Verstappen diminuiu consideravelmente a diferença para Oscar Piastri e Lando Norris. Em um ponto da temporada, o tetracampeão chegou a estar 104 pontos atrás do australiano, mas agora se encontra com apenas 63 de desvantagem para o líder.

A melhora de desempenho veio após uma atualização no assoalho do RB21, que devolveu competitividade ao carro da Red Bull. Com isso, o MCL39 da McLaren perdeu o posto de carro dominante. Porém, Marko avalia que a conquista do título por Verstappen depende da continuidade dos problemas internos na equipe rival e a manutenção do bom desempenho do carro da Red Bull.

Max Verstappen (NLD) Red Bull Racing celebrates his pole position in qualifying parc ferme.
Foto: XPB Images

“Não acho que possamos fazer isso sozinhos”, afirmou Marko, de 82 anos, ao jornal austríaco Kleine Zeitung, referindo-se à possibilidade de alcançar os líderes sem a colaboração indireta de tropeços da McLaren.

A tensão dentro da equipe de Zak Brown aumentou após o incidente no GP de Singapura, quando Piastri e Norris colidiram ainda na primeira volta. O episódio gerou desconforto interno por parte de Piastri. “Se os pilotos da McLaren continuarem em desacordo e houver mais incidentes, não é impossível”, ponderou o conselheiro.

Ainda assim, o consultor ressalta que a Red Bull também precisa manter seu desempenho em alta. Para ele, essa é a única forma de manter a disputa em aberto até a última etapa, em Abu Dhabi. “Mas, então, precisamos que nosso carro continue em condições tão excelentes”, completou. “Enquanto for matematicamente possível, nós definitivamente lutaremos.”



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.