F1: Verstappen comenta erro no TL1 que danificou o RB20

Max Verstappen classificou seu primeiro dia de treinos livres para o GP da Austrália de Fórmula 1 como ‘bagunçado’, devido a um incidente ocorrido durante a sessão.

Apesar dos problemas, o piloto da Red Bull conseguiu terminar o primeiro e o segundo treinos livres em Albert Park na segunda colocação. Verstappen cometeu alguns erros ao frear bruscamente, mas o mais prejudicial foi um toque na zebra alta da curva 10 durante o TL1, que danificou o assoalho e o chassi do RB20.

Os reparos necessários obrigaram o holandês a ficar parado na garagem da Red Bull pelos primeiros 20 minutos do TL2. Verstappen recuperou o tempo perdido na parte final do treino, mas admite que o incidente atrapalhou sua preparação.

“Infelizmente, foi um pouco bagunçado por causa do que aconteceu no TL1”, disse Verstappen, que terminou a sessão a quase quatro décimos de Charles Leclerc, da Ferrari. “Eu saí da pista e danifiquei o assoalho e também o chassi, então demorou um pouco para consertar, perdi uns vinte minutos. A equipe reagiu muito rápido e consegui cumprir quase todo o cronograma, mas na simulação de corrida, teria gostado de ter feito mais algumas voltas, mas é assim que funciona.”

O atual líder do campeonato soma poles nas duas primeiras etapas da temporada 2024, mas o desempenho de Leclerc no TL2 indica que a briga entre Red Bull e Ferrari pode ser mais acirrada na Austrália.

“Foi ok”, avaliou Verstappen sobre o ritmo de classificação. “Acho que a Ferrari está veloz, mas do nosso lado também há algumas coisas que podemos melhorar. Então, nada de extraordinário e nem preocupante”, finalizou o holandês.