Max Verstappen ainda não desistiu da disputa pelo título na Fórmula 1 em 2026, apesar da grande desvantagem na classificação do campeonato. Após terminar o GP da Áustria em segundo lugar, o piloto da Red Bull Racing brincou que ainda há mais corridas pela frente do que havia no mesmo momento da temporada passada, mas reconheceu que sua equipe precisa resolver diversos problemas antes de pensar em uma verdadeira recuperação.
O resultado em Spielberg reduziu em três pontos a diferença para o líder Kimi Antonelli, deixando Verstappen 98 pontos atrás com cerca de dois terços da temporada ainda por disputar. O cenário lembra o campeonato passado, quando o holandês chegou próximo das férias da categoria no meio do ano, com uma desvantagem de 104 pontos para Oscar Piastri, então líder na classificação, e conseguiu diminuir a diferença até a decisão em Abu Dhabi, terminando com o vice-campeonato, apenas dois pontos atrás do campeão Lando Norris, com Piastri ficando com o P3.
Questionado sobre a possibilidade de repetir uma reação semelhante este ano, Verstappen afirmou que o desafio continua sendo muito complicado. Segundo o tetracampeão, a Red Bull Racing possui velocidade suficiente para lutar por vitórias, mas ainda enfrenta problemas que impedem uma disputa consistente pelo título.
“Bem, acho que ainda restam mais corridas do que no ano passado. Mas a diferença é muito grande. Temos um carro muito rápido, porém, para lutar pelo título, ainda temos muitos problemas, desde as largadas até questões de procedimentos internos que vocês nem conhecem, mas eu conheço”, afirmou.

O piloto holandês afirmou que toda a equipe está ciente das limitações atuais e trabalha para corrigi-las: “Não é uma grande crítica. Acho que todos sabem disso. Queremos sempre ser melhores, buscamos ser os melhores. Precisamos focar em todas essas áreas. Quando você é mais consistente, como já mostramos no passado, a história muda completamente. Espero que isso não demore muito, mas ainda temos trabalho a fazer”, disse ele.
Verstappen também fez uma avaliação positiva da corrida na Áustria. Ele destacou a disputa das primeiras voltas e explicou que, depois do início movimentado, a prova passou a ser definida principalmente pelo gerenciamento dos pneus.
“O começo da corrida foi muito divertido, e depois disso, tudo passou a ser uma questão de administrar os pneus. Honestamente, o carro esteve em uma boa janela de desempenho durante cerca de metade da prova, mas depois surgiram alguns problemas que me impediram de encontrar um ritmo consistente. Mesmo assim, terminar em segundo, tão perto da vitória, é extremamente positivo para nós. Nesse sentido, estou muito satisfeito”, finalizou o piloto da Red Bull.
