Max Verstappen destacou as diferenças entre a disputa pelo título de 2024 com Lando Norris e a batalha contra Lewis Hamilton pelo seu primeiro título na Fórmula 1 em 2021.
O holandês, que busca seu quarto triunfo consecutivo, destacou a mudança de panorama na categoria em relação a três anos atrás. Após dominar as temporadas de 2022 e 2023, quebrando recordes com a Red Bull Racing, Verstappen enfrenta um cenário bem mais equilibrado em 2024.
Inicialmente, a temporada parecia seguir a tendência anterior. Com três dobradinhas nas quatro primeiras corridas, a Red Bull e Verstappen pareciam rumo a mais um título fácil.
No entanto, as atualizações introduzidas pela McLaren em Miami inverteram a situação. A equipe de Woking desbancou a rival de Milton Keynes da liderança do campeonato, estando 41 pontos à frente no momento com seis GPs e três corridas Sprint restantes este ano.
Simultaneamente, a Red Bull enfrenta dificuldades com o RB20. Isso permitiu a Norris reduzir a diferença para Verstappen de 84 pontos, registrada após o GP da Inglaterra, para os atuais 52 pontos.
Apesar da luta acirrada entre Verstappen e Norris, a temporada 2024 apresenta outra característica importante, a competitividade. Ferrari e Mercedes também venceram em três GPs cada, tornando o campeonato mais emocionante.
Esse detalhe é relevante para Verstappen, que se sente ‘mais relaxado’ na briga pelo título do que em 2021 contra Hamilton.
“No momento, ainda temos quatro equipes na frente, enquanto naquela época (2021) eram apenas as mesmas duas pessoas na liderança”, disse Verstappen ao Motorsport.com. “2021 foi meu primeiro título na Fórmula 1, então já era muito diferente. Acho que estou um pouco mais relaxado agora.”
“Claro, eu quero vencer e vou fazer o meu melhor para defender essa liderança, mas a sensação é muito diferente de 2021”, completou o piloto holandês.