Max Verstappen afirmou que não sabe se o GP dos EUA de Fórmula 1 será realmente decisivo para sua luta pelo título de pilotos, e para a briga da Red Bull Racing no campeonato de construtores este ano.
O holandês lidera Lando Norris por 52 pontos no momento, apesar da McLaren ter se tornado a força atual da F1 no decorrer de 2024, estando 41 pontos na frente da Red Bull.
Com isso, as chances da Red Bull vencer um terceiro título consecutivo de construtores parecem menores agora. Atrás da equipe de Woking, que visa conquistar o título pela primeira vez desde 1998, a equipe de Milton Keynes enfrenta uma batalha difícil, especialmente dado o desempenho inconsistente de Sergio Perez.
Enquanto a McLaren avançou no desempenho, a Red Bull aparentemente retrocedeu. Uma peculiaridade do conjunto atual de regulamentos, que depende fortemente da coordenação entre a aerodinâmica do carro e seu assoalho, é que o equilíbrio é muitas vezes mais crítico para o tempo de volta do que o downforce.
Com o RB20 em particular, à medida que o RB20 foi recebendo atualizações, ele se tornou menos equilibrado. Especificamente, essas atualizações criaram uma desconexão entre a frente e a traseira do carro.
O GP dos EUA dá início a uma série de seis etapas em oito semanas para encerrar a atual temporada da F1 e, realisticamente, uma última chance de apresentar desenvolvimentos importantes para a reta final.
“Não sei se é decisivo ou não”, disse Verstappen à imprensa. “Mas a partir de agora, claro, queremos dar passos à frente. Quando ou como isso chegará, ainda não sei, mas estamos apenas tentando recuperar o equilíbrio do carro.”
Após o GP da Itália, em setembro, a Red Bull começou a desfazer algumas de suas atualizações que deram errado, alegando que havia, pelo menos em parte, estabelecido a causa raiz do problema.
Verstappen apontou um pequeno passo dado no GP do Azerbaijão, apesar do resultado decepcionante, e a rodada subsequente em Singapura foi sem dúvida encorajadora para a equipe.
O piloto de 27 anos terminou a mais de 20 segundos atrás do vencedor da corrida, Norris, mas o segundo lugar foi muito mais do que ele ou a equipe esperavam alcançar chegando ao fim de semana no Circuito Marina Bay Street.
Agora, com a F1 indo para o Texas, a Red Bull deve continuar nessa trajetória e evitar retroceder, como fez com atualizações anteriores. Ao contrário das férias da categoria, o trabalho é permitido durante os intervalos no calendário, inclusive neste entre Singapura e Austin, e Verstappen também destacou que quaisquer melhorias com o RB20, também irá ajudar para 2025.
“Eu acho que Baku já foi um pequeno passo à frente, então só precisamos continuar nessa rota. Claro em Singapura, você realmente não podia fazer muita coisa a partir de Baku. Ainda há mais algumas etapas restantes este ano, onde acho que podemos melhorar o carro, o que também ajudará para o próximo ano”, finalizou o holandês.