Max Verstappen acredita que Liam Lawson terá um desempenho melhor no carro da Racing Bulls, no restante da temporada 2025 da Fórmula 1, em comparação com o RB21 da Red Bull Racing.
Após duas performances abaixo do esperado, os temores de Lawson de que ele não teria tempo para se adaptar à Red Bull se concretizaram, quando a equipe optou por trocá-lo por Yuki Tsunoda antes do GP do Japão.
Segundo relatos, Verstappen era contra a mudança, o que se alinha com seus pedidos de melhorias no pacote da Red Bull para este ano. É bem documentado que os carros da Red Bull na F1 têm uma estreita janela de operação, na qual Verstappen se sente confortável, mas uma porta giratória de companheiros de equipe sofreu ao tentar encontrá-la.
Os resultados atipicamente ruins de Lawson nas duas primeiras etapas da temporada são preocupantes. Um abandono na Austrália após largar em 18º e zero pontos no fim de semana com formato Sprint em Xangai, com dois resultados em último lugar.
A Racing Bulls, por outro lado, deu aos seus pilotos uma plataforma estável para produzir resultados fortes, com Tsunoda e o estreante Isack Hadjar chegando ao Q3 na China.
Seus desempenhos levaram Verstappen a afirmar o seguinte ao De Telegraaf: “Se você observar a diferença entre os dois pilotos nas outras equipes, eles estão todos mais próximos. Isso também mostra que nosso carro é extremamente difícil. Acho que se você colocar Liam no carro da Racing Bulls, ele irá mais rápido. Eu realmente acho isso. Aquele carro é mais fácil de pilotar que o nosso.”
Verstappen também disse à Sky Itália na China: “A Racing Bulls está se saindo muito bem, eles estão muito perto de mim. Talvez isso também diga algo, mas, não sei”, acrescentou.
O holandês está bem ciente da natureza difícil do RB21, assim como o chefe da equipe Red Bull, Christian Horner. Questionado sobre os comentários de Verstappen em Xangai, Horner disse: “Acho que o carro da Racing Bulls é um carro mais estável. Provavelmente é um pouco mais estável na pista, e portanto, é mais fácil para se adaptar. Mas você pode ver a diferença de ritmo nos carros em um stint mais longo”, acrescentou.
Horner afirmou que Lawson provavelmente vai achar a adaptação ao VCARB 02 mais fácil do que ao RB21. “Acho que, em termos de encontrar o limite em um carro que tem um entendimento inerente, ele sempre achará mais fácil do que encontrar o limite em um carro que é um pouco mais instável”, completou o chefe da Red Bull.