O chefe da Ferrari, Fred Vasseur, afirmou que as primeiras conversas com Lewis Hamilton sobre a mudança do heptacampeão para a equipe italiana, ocorreram durante o GP de Mônaco de Fórmula 1 em 2023. A revelação lança luz sobre o início das negociações que culminaram na transferência do piloto britânico para a Scuderia.
Inicialmente, Hamilton parecia destinado a encerrar sua carreira na Mercedes, após anunciar uma renovação contratual de pelo menos mais dois anos em setembro de 2023. No entanto, meses depois, a Ferrari aproveitou uma cláusula de rescisão no contrato de Hamilton com a Mercedes para atrair o piloto britânico, que formará dupla com Charles Leclerc a partir de 2025.
Vasseur revelou que as primeiras conversas com Hamilton ocorreram em 28 de maio de 2023, seu aniversário, durante o final de semana do GP de Mônaco. “Começamos a conversar sobre isso no GP de Mônaco de 2023, em 28 de maio, meu aniversário para ser preciso”, disse Vasseur à AutoHebdo. “Percebi rapidamente que poderia acontecer. Eu sabia que o desejo existia do lado dele, que sempre existiu, na verdade. Não era possível da nossa parte para 2024, porque tínhamos nossos dois pilotos sob contrato. Lewis sempre teve a Ferrari em mente, e achei que os planetas estavam se alinhando. Para mim, ter Lewis com Charles era mais uma pedra no edifício.”
Hamilton, por sua vez, confessou que já havia se resignado a não correr pela Ferrari, até receber a ligação de Vasseur naquele fim de semana em 2023. “Se eu for realmente honesto, tinha aceitado o fato de que provavelmente não pilotaria pela Ferrari”, disse ele à TIME. “Eu estava bem com isso.”
“Me lembro de desligar o telefone e, tipo, quase tremer. Eu fiquei tipo: ‘Oh Deus!’. Eu literalmente tinha acabado de assinar com a Mercedes. Foi muita coisa para assimilar, e minhas emoções estavam realmente altas. Então, honestamente, tive que dar uma caminhada. Meus olhos se sentiram realmente calmos e presentes. Esta é a coisa certa para mim”, completou o heptacampeão.
A afirmação de Vasseur e os relatos de Hamilton, revelam a intensidade e a emoção por trás da transferência que promete agitar a Fórmula 1 em 2025.