F1: Vasseur isenta Leclerc e tenta entender falha da Ferrari em Interlagos

O Grande Prêmio de São Paulo de Charles Leclerc terminou antes mesmo da largada devido a uma falha hidráulica que o jogou contra as barreiras de proteção do Laranjinha durante a volta de formação no Circuito de Interlagos.

O chefe da equipe Ferrari, Frederic Vasseur, descreveu a corrida em São Paulo como uma “oportunidade perdida”, mas isentou seu piloto de qualquer culpa. Leclerc perdeu potência e o controle de seu volante na volta de formação, rodou e parou nas barreiras na Curva 6, tirando-o da corrida antes mesmo de começar. Esta foi a segunda não largada da Ferrari em quatro corridas, depois que Carlos Sainz foi excluído da corrida no Catar devido a um vazamento de combustível antes da largada.

Leclerc estava programado para largar na primeira fila ao lado do pole position Max Verstappen, e após uma estratégia de pneus audaciosa durante o fim de semana, com o objetivo de maximizar o desempenho na corrida, Vasseur disse à mídia em Interlagos. “É muito frustrante para Charles e para a equipe. O problema também é que, estrategicamente, durante o fim de semana, colocamos todo o esforço na corrida longa para economizar pneus. Não colocamos pneus novos para o Sprint e não conseguimos largar na Grande Prêmio.”

“Com certeza é frustrante, foi mais do que decepcionante, mas tenho certeza de que ele voltará e estaremos focados em Vegas. Não foi culpa de Charles. Alguém me disse sobre as redes sociais, estavam reclamando de Charles, mas sem a caixa de câmbio e a direção hidráulica, você não pode fazer nada.”

Agora, a Ferrari está em busca da causa da falha para evitar problemas futuros. Vasseur acrescentou: “Agora temos que ficar calmos para entender o que aconteceu e evitar problemas no futuro”, após a Ferrari perder uma oportunidade de capitalizar as dificuldades da Mercedes na corrida pelo segundo lugar no campeonato de Construtores.

“A velocidade durante o fim de semana não foi tão ruim. Estávamos em uma boa posição e foi uma oportunidade perdida porque estávamos nos aproximando da Mercedes um pouco. Com Charles na primeira fila e pneus novos, poderia ter sido muito melhor. Ainda temos duas tentativas, em Vegas e Abu Dhabi. Vegas pode ser caótico e, se tivermos o mesmo desempenho deste fim de semana e a Mercedes também, teremos outra oportunidade.”

O F1MANIA.NET cobriu o GP de São Paulo da F1 ‘in loco’ com Victor Berto, Gabriel Gavinelli, Nathalia De Vivo, Leonardo Marson e Ana Oliveira.