F1: Vasseur comenta áudios divulgados entre Hamilton e engenheiro: “Uma Piada”

O chefe de equipe da Ferrari, Fred Vasseur, chamou de “piada” as mensagens de rádio entre Lewis Hamilton e o engenheiro Riccardo Adami divulgadas pela Formula One Management, empresa responsável pela promoção da categoria.

Após o Grande Prêmio da China, Vasseur deixou claro que estava descontente com a FOM por conta da exibição de apenas alguns áudios da conversa, dando a entender um possível desentendimento entre o heptacampeão mundial e o engenheiro de corrida.

“Isso é uma piada da FOM porque a primeira ligação veio do Lewis. Ele nos pediu para trocar”, disse o francês.

O rumor de um possível desentendimento entre Hamilton e Adami teria começado no Grande Prêmio da Austrália. No último final de semana, o boato reapareceu na China, quando parecia que Hamilton estava ignorando um pedido de Adami para permitir a passagem de Charles Leclerc, que apresentava melhor ritmo.

O que não foi ao ar é que Hamilton inicialmente afirmou que deixaria Leclerc passar porque estava com dificuldades, e Adami comentou que a troca de posição ocorreria na curva 14. A FOM declarou que os diálogos realmente ocorreram, deixando claro que não houve malícia na divulgação das mensagens.

“Não havia absolutamente nenhuma intenção de apresentar uma narrativa enganosa sobre o rádio da Ferrari. Devido a outras situações que se desenvolveram durante a corrida, a mensagem de Lewis não foi colocada no ar, mas isso não foi intencional”, disse porta-voz da companhia.

“Vocês [a mídia] fizeram uma grande bagunça na semana passada na mensagem entre o engenheiro e Lewis. Honestamente, quando Lewis voltou para a sala de instruções, ele disse ao seu engenheiro: ‘Bom trabalho’. Estamos lá apenas para obter desempenho, não quero polêmicas. Você não pode imaginar o número de perguntas que eu tive de responder da garagem até aqui”, completou Vasseur.

“Foi Lewis quem pediu para trocar. Não tenho certeza se você teria esse tipo de situação 10 vezes durante a temporada em outras equipes, e nós realmente respeitamos a mensagem de Lewis, que disse : ‘Pessoal, estou perdendo o ritmo, quero trocar de posição. Então, demoramos uma volta para pedir para ele trocar com Charles, mas então o ritmo voltou. Foi sugerido para ele ‘vamos ficar assim por um tempo’. [Mas ele disse] ‘Não, eu não tenho ritmo, vou trocar’. Honestamente, a colaboração entre eles tem sido gigantesca e não posso reclamar”, concluiu.

🎥 Vídeos mais recente