F1: Vasseur aponta fator mais importante do que as asas flexíveis

Depois que a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) colocou as regras sobre a flexibilidade das asas dianteiras no GP da Espanha, muitos acreditaram que o desempenho da McLaren seria prejudicado. Mas não foi o que aconteceu, eles dominaram a última corrida.

O chefe da Ferrari, Fred Vasseur, que antes da corrida havia comentado que as novas regras podiam mudar tudo, agora vê situação de outra forma: “Mesmo que você mude o desempenho em apenas um décimo, isso pode fazer uma enorme diferença na posição no grid — mas não em relação a McLaren, porque eles ainda estão dois ou três décimos à frente.”

Ele também comparou a performance da Ferrari em Barcelona com as últimas etapas: “Se você olhar para a corrida na volta 40, estávamos cinco segundos atrás do Norris, e acho que isso mostra que o ritmo foi muito melhor do que três ou quatro corridas atrás, quando tomamos uma volta em Miami.”

Para ele o grande desafio não é mais a asa dianteira: “Não quero dizer que é por causa da asa dianteira, não é um atalho. Todos temos a mesma dificuldade para entender os pneus e os compostos, tanto em consistência quanto em desempenho.”

“Temos muito mais a evoluir nisso do que na diferença de desempenho das asas dianteiras. Não é o maior fator para o desempenho, mas ainda assim precisa ser considerado, porque com um décimo você muda completamente o grid,” completou.

🎥 Vídeos mais recente