O diretor de corrida da equipe RB, Alan Permane, afirmou que sua equipe teve um dia decente nessa sexta-feira de treinos livres para o GP do Azerbaijão de Fórmula 1. No TL1, Daniel Ricciardo terminou em P10 e Yuki Tsunoda em P15. Já no TL2, o australiano ficou com o P16 e o piloto japonês com o P11.
Permane: “Um dia decente para nós, embora ainda tenha muito ritmo para encontrar, pois o equilíbrio do carro não estava perfeito. Isso significa que nenhum dos pilotos estava totalmente feliz. Fizemos nossa comparação de assoalho com Daniel correndo com a especificação mais recente no TL1 e ambos os carros utilizando mesma especificação no TL2, e agora continuaremos analisando os dados esta noite. A impressão inicial é que é um passo decente na direção certa. Como de costume neste circuito de rua, a pista evolui ao longo do dia e isso envolve ajustar o equilíbrio para acompanhar a mudança. Hoje à noite, olharemos cuidadosamente para o nosso nível de downforce e podemos ajustá-lo para o TL3 e possivelmente para a sessão de classificação”, concluiu.
Tsunoda: “Começou bem complicado, mas fizemos um bom progresso entre o TL1 e o TL2, mas não o suficiente para ficar no topo do meio do grid. É difícil nesse tipo de pista ter um bom equilíbrio em todos os lugares, mas conseguimos melhorar sessão após sessão, só precisamos trabalhar em alguns ajustes finos e resolver o ‘porpoising’ que tive no TL2. Já temos algumas ideias sobre como podemos melhorar antes do TL3 amanhã, para reverter a situação e ter uma boa sessão de classificação”, acrescentou.
Ricciardo: “Hoje foi misto. O TL1 foi bom, além de também ter sido bom voltar a este circuito, já faz alguns anos desde a última vez que corri aqui. Senti que entrei no fluxo relativamente bem e me senti bem. Fizemos algumas mudanças para o TL2 para ver se poderíamos melhorar a aderência, pois é muito escorregadio aqui. No entanto, não sentimos que a conclusão disso melhorou as coisas. Sabemos o que funcionou esta manhã e estávamos em uma boa posição, então se usarmos nossa configuração do TL1 e tentarmos tirar um pouco mais dela, estaremos lutando para a frente do meio do grid com uma boa volta na sessão de classificação amanhã. Como qualquer circuito de rua, se você conseguir fazer uma boa volta, pode ir muito bem. Faremos o nosso melhor para fazer funcionar”, finalizou o piloto australiano.